
Literatura Tradicional
Código
711091085
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Teresa Araújo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reflectir criticamente sobre os conceitos de Literatura Tradicional e Literatura Popular.
b) Perspectivar a diversidade e a especificidade dos géneros tradicionais poéticos e narrativos.
c) Analisar criticamente textos da novelística, do cancioneiro, do romanceiro e da paremiologia tradicionais, à luz da história, da forma e da temática dos géneros.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Revisão dos conceitos de literatura tradicional e de literatura popular.
2. Abordagem aos grandes géneros da literatura tradicional - narrativo (o conto), lírico (cancioneiro) e épico-lírico (romanceiro): limites e conexões.
3. Os repositórios da tradição portuguesa: testemunhos e referências antigas e modernas; os temas e a linguagem; axiologia e história cultural.
Bibliografia
BELTRAN, Vicenç, 2004: Poesìa tradicional / poesìa popular, in Pedro M. Piñero Ramírez con la colaboración de Antonio José Pérez Castellano (ed.), De la canción de amor medieval a las soleares. Profesor Manuel Alvar in memoriam, Sevilla, Fundación Machado, Secretariado de Publicaciones de la Universidad de Sevilla, pp. 65-74.
CARDIGOS, Isabel, 2006: Catalogue of Portuguese Folktales, wiht the colaboration of Paulo Correia and J. J. Dias Marques, Helsinki, Suomalainen Thiedeakatemia, Academia Scientiarum Fennica.
FERRÉ, Pere et al., 2000: Bibliografia do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2000), Madrid, Instituto Universitario Menéndez Pidal.
FRENK, Margit, 2003: Nuevo corpus de la antigua lírica popular hispánica (siglos XV a XVII), I, México, Facultad de Filosofía y Letras, El Colegio de México, Fondo de Cultura Económica.
GONZÁLEZ, Aurelio, MARISCAL HAY, Beatriz (ed.), 2008: Romancero. Visiones y revisiones, México, Colegio de México.
Método de ensino
A metodologia trabalho é de natureza teórico-prática, incluindo, por parte dos alunos, a apresentação e a discussão de análises críticas e, por parte do professor, a exposição de questões teóricas e o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos resulta da sua participação nas aulas, sobretudo através da apresentação e da discussão de breves trabalhos realizados ao longo do período lectivo (50%), e de uma frequência final (50%).