
Problemática Cultural da Expansão Portuguesa
Código
711091107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir a noção de que o conhecimento histórico como suporte de inteligibilidade do mundo contemporâneo.
b) Ser capaz de problematizar e formular hipóteses de interpretação de factos históricos relacionados com a expansão europeia da época moderna.
c) Ser capaz de efectuar uma abordagem crítica de conceitos e sua transformação.
d) Adquirir conhecimentos históricos e culturais relativos aos países de língua portuguesa.
e) Desenvolver consciência histórica e competências de reflexão crítica sobre problemáticas da História de Portugal.
f) Desenvolver noções como a de relativismo cultural.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. Descobrimentos e expansão europeia moderna: duas fases de um mesmo movimento.
2. O «dar ao Mundo a forma que o Mundo tem».
3. Os Descobrimentos e a renovação cultural renascentista; o alargar de fronteiras geográficas e dos limites do conhecimento; a valorização da observação e da experiência e os novos conteúdos do saber; a ruptura epistemológica.
4. A assimilação do novo; os contrastes civilizacionais e os choques culturais; a transformação de conceitos.
5. A expansão ultramarina e o discurso teológico-jurídico moderno; os direitos de propriedade, de conquista, de comércio, de evangelização.
6. A exploração colonial e o desenvolvimento do tráfico negreiro; do princípio da liberdade natural à justificação da escravatura como instituição justa e legítima.
7. As práticas comerciais, as formas de comunicação e as estruturas culturais.
8. Do Velho aos Novos Mundos: a projecção de ansiedades e de visões edénicas; os mitos e as utopias.
Bibliografia
GODINHO, Vitorino Magalhães, Mito e mercadoria, utopia e prática de navegar (séculos XIII a XVIII), Lisboa, Difel, 1990
ALBUQUERQUE, Luís, As navegações e a sua projecção na ciência e na cultura, Lisboa, Gradiva, 1987.
DIAS, J. S. da Silva, Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI, Lisboa, Presença, 1982.
CARVALHO, Joaquim Barradas de, O Renascimento português, Lisboa, I.N./C.M., 1980.
CIDADE, Hernani, A literatura portuguesa e a expansão ultramarina. As ideias, os factos, as formas de arte, Coimbra, 1963.
Método de ensino
1. Aulas teóricas para introdução na matéria em análise.
2. Aulas teórico/práticas, combinando o método expositivo e a discussão alargada à classe.
3. Recurso a meios audiovisuais.
Método de avaliação
1. Uma frequência ou exame sobre a totalidade da matéria.
2. Um trabalho de cerca de 10 páginas com pesquisa bibliográfica.
3. Apresentação individual de pequenos comentários no decurso das aulas.