Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literaturas Africanas

Código

711091117

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Martinho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Desenvolver o conhecimento de aspectos literários e epistemológicos respeitantes às sociedades pós-coloniais.
b) Reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações.
c) Aperfeiçoar técnicas de recolha e selecção de informação em bibliotecas e em ambiente electrónico.
d) Participar activamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

A - Introdução
Dados estatísticos sobre Educação, Cultura, Conflitos e Migrações.
Literatura e Sociedade.
B - A Literatura Africana Lusófona no Contexto Africano Global
Abordagem comparada com autores do Magreb e da África Subsaariana.
Tendências e temas contemporâneos.
C - História da Literatura Africana Lusófona
Os autores e textos canónicos dos séculos XIX, XX e XXI.
As dinâmicas de mudança (movimentos geracionais, novas textualidades).
D - As Literaturas de Transmissão Oral
Géneros e subgéneros.
Antropologia, Etnografia e Literatura.
E - A Ficção Curta
Géneros e subgéneros (contos, novelas, lendas, fábulas).
Temas dominantes e questões estilísticas.
F - O Romance
Géneros e subgéneros (textos históricos, policiais, etnográficos, de personagem).
Temas dominantes e diferenciação estilística.
G - A Lírica
Textos e Autores (poesia e resistência; poesia e cultura).
Tendências contemporâneas.

Bibliografia

A fornecer para cada módulo, em antologia organizada para o efeito.

Tailored to each semester’s assignments.

Método de ensino

Todas as aulas têm uma componente teórica e prática
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes características:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo por parte da docente;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um teste individual e de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula.
Teste: 35%
Trabalho escrito: 35%
Participações em aula: 15%
Assiduidade: 15%

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