Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria da Literatura

Código

711091120

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

Helena Barbas, Silvina Rodrigues Lopes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

Turma A:
a) Conhecer o processo de autonomização da literatura.
b) Caracterizar a instituição literária.
c) Reconhecer a pluralidade do campo dos estudos literários e caracterizar as suas disciplinas.
d) Caracterizar os géneros literários e a periodização literária; reflectir sobre a sua problematicidade.
e) Apresentar e discutir outros conceitos fundamentais deste campo de estudos: texto literário, obra literária, autor, estilo, representação, retoricidade, significância, composição.
f) Caracterizar as modalidades da transtextualidade na literatura.
g) Compreender a crise do paradigma representacional e sua importância no campo literário.
h) Distinguir entre a leitura do texto literário enquanto documento e a leitura que tem por princípio a suspensão da pragmaticidade imediata.
i) Apresentar e discutir diversos protocolos de leitura do literário, decorrentes das conceptualizações propostas.
Turma B:
a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da Teoria da Literatura até um dos seus momentos chave de viragem para a modernidade
b) Contextualizar os autores estudados e problematizar os limites da história literária
c) Ler criticamente textos filosóficos fundamentais para a evolução da teoria e crítica literárias
d) Realizar e organizar uma pesquisa bibliográfica relevante para o tema/obra a ser trabalhado individualmente

Pré-requisitos

não aplicável

Conteúdo

Turma A
1. O problema da especificidade da literatura.
2. A forma literária e a sugestão de sentido.
3. A historicidade da literatura e suas implicações: reflexão sobre as noções de autor, obra e contexto.
4. A pluralidade de pontos de vista no estudo de obras literárias.

Turma B
1. Arte como imitação da natureza
a) Mimese e realismo em Platão.
b) Exaltação da Mimese em Aristóteles. O modelo como essência.
c) Do Arquétipo à enteléquia.
2. Arte e natureza – paradigmas e mudanças
a) Configuração do paradigma renascentista. O \"Tratado do Sublime\" do Pseudo-Longinus.
b) Mudanças de cosmovisão e epistemológicas - da perspectiva mágica à científica.
c) O recuperar dos preceitos clássicos (Boileau, Pope e o Conde da Ericeira).
3. Metamorfoses da consciência estética
a) Fragmentação do Belo e pluralidade da Mimese (Addison e Young).
b) \"An Inquiry…\" de E. Burke: dos géneros ao comportamento estético.
c) Novos conceitos: Gosto, Belo, Sublime, Criação, Génio, Inspiração.
4. Configuração do paradigma romântico
a) Kant e a \"A Crítica da Faculdade do Juízo\". Da noção de Gosto ao Juízo Estético. O génio e a arte.
b) Portugal e a e a manutenção do paradigma renascentista (C.J. de Oliveira) Incompreensões. Alexandre Herculano leitor de Kant.

Bibliografia

Turma A:
TODOROV, Tzvetan, org. Teoria da Literatura, textos dos formalistas russos apresentados por Tzvetan Todorov, trad. Ed. 70 , Lisboa, 1989.
Michel FOUCAULT, O que é um autor? (trad.)Vega, Lisboa, 1987
JAKOBSON, Roman, “Qu’est-ce que la poésie? “, in Huit questions de poétique, Seuil, 1977.
DERRIDA, Jacques, “La structure le signe et le jeu dans le discours des sciences humaines”, L’écriture et la différence, Seuil, Paris, 1967
ANGENOT, Marc, org. Teoria Literária, Publicações Dom Quixote, Lisboa.

Turma B
Aristóteles. “Poética”. Trad. A.M. Valente. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 2001.
Burke, E. “A Philosophical Enquiry into the Origin of our Ideas of the Sublime and the Beautiful\". Ed. J.T. Boulton. Routlege & Kegan Paul, Londres. 1967.
Conde da Ericeira. “Boileau - Arte Poética\". Ed. J.P. Machado. Papelaria Fernandes, Lisboa. 1818.
Horácio. “Arte Poética\". Trad. Rosado Fernandes. Inquérito, Lisboa. 1984.
Kant, E. ”Crítica da Faculdade do Juízo”. Trad. A. Marques. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa. 1992.

Método de ensino

Turma A:
Percentagem de aulas práticas: 50%
As exposições teóricas pretendem apresentar a diversidade de perspectivas que configuram a matéria em estudo e são seguidas de uma discussão que porá em relevo o confronto entre elas e aspectos que apareçam como controversos
O trabalho prático consistirá na apresentação de textos e sua crítica, pelos estudantes

Turma B:
Aulas expositivas com recurso a meios audio-visuais (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

Turma A:
Apreciação dos seguintes elementos:
1. Teste presencial versando a totalidade da matéria leccionada
2. Apresentação em aula de um texto
3. Ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental, resultantes de pesquisa autónoma

Turma B:
A avaliação será constituída por uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia de apoio (20%); um trabalho de fundo/Monografia orientada sobre tema a ser proposto (9.000 caracteres/6 pp. 60%); apresentação oral da monografia e intervenções nas aulas (20%). Havendo exame, este fará média (50%) com a nota dos trabalhos agendados (50%) para a classificação final.

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