Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Português

Código

711091137

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

12

Professor responsável

Helena Barbas

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Saber elaborar uma monografia orientada sobre uma área científica dos Estudos Portugueses e Comparados;
b) Promover a capacidade de investigação autónoma no campo das Humanidades.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Epistemologia e mudanças de paradigma científico.
O Belo e a Verdade. Espírito científico e criatividade artística. A revolução do ‘desktop’. A especificidade das ciências humanas.
2. A investigação literária.
Textologia e ciências auxiliares da literatura. ‘Data mining’ e construção de bibliografias. Citação de fontes electrónicas.
3. Teses e monografias.
Estratégias e componentes para a elaboração de trabalhos científicos. Tema. Planificação. Normas e critérios para submissão nacional e/ou internacional.
4. Texto, linguagem, discurso.
Exploração de conceitos operatórios: linguagem, comunicação, discurso. A instituição do sujeito. Instâncias de discurso e enunciação. Características do discurso retórico.
5. O discurso científico.
Retóricas da cientificidade. Exigências e normas para a preparação de artigos e ‘posters’ científicos. ´Peer review’ e ‘Confidential Reviewer Reports’.
6. Apoio visual .
Das apresentações escritas às exposição oral. Modelos de apoio visual. Uso de powerpoint.

Bibliografia

Anselmo, Artur. “Técnicas de Pesquisa”.Universidade Católica, Lisboa. 1988.
Bachelard, Gaston. “O Novo Espírito Científico”. Ed. 70, Lisboa. 1996.
Barbas, Helena, \"Cartografias Virtuais - mapear o ciberespaço\" [http://helenabarbas.net/papers/2004_IR_Map_H_Barbas.pdf]
Benveniste, Émile. ‘Estrutura das relações de pessoa no Verbo’. “O Homem na Linguagem”. Vega, Lisboa. s/d, pp. 17-27.
Descartes, René. “O Discurso do Método”. Ed. 70, Lisboa. 1990.
Fisher, Alec. “Critical Thinking - An Introduction”. Cambridge U. P., Cambridge. 2001.
Heidegger, Martin. “Sobre a Essência da Verdade”. Porto Editora, Porto. 1995.
Johnson, Steven. “Interface Culture: How New Technology Transforms the Way We Create and Communicate”. Perseus Books Group, N. Iorque. 1977.
Kuhn, Thomas S. “The Structure of Scientific Revolutions”. U. of Chicago Press, London. 1970 (2ª.).
Paradis, James G. e Muriel Zimmerman. The MIT Guide to Science and Engineering Communication. MIT Press, Mass. 2002 (2ª.).

Método de ensino

Aulas expositivas com recurso a meios audio-visuais (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos, apresentação e discussão de trabalhos individuais (40%).

Método de avaliação

A avaliação será constituída por uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia (20%); um trabalho de fundo/Monografia orientada sobre tema a ser proposto (18.000 caracteres/12 pp. 60%); apresentação oral da monografia e intervenções nas aulas (20%). Havendo exame, este fará média (50%) com a nota dos trabalhos agendados (50%) para a classificação final.

Cursos