Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Latim I

Código

711091144

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

Inês Ornellas Andrade Castro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que, no final deste semestre introdutório, os discentes tenham adquirido os conhecimentos fonéticos, morfológicos, e sintácticos mínimos, indispensáveis à compreensão da estrutura desta língua matricial.
a) Adquirir conhecimentos sobre a estrutura de língua latina que facultem a compreensão e, posteriormente, a leitura de enunciados simples, como máximas e provérbios. (50%)
b) Adquirir competência para dominar estruturas lexicais e morfo-sintácticas de base que permitam produzir frases simples. (25%)
c) Estabelecer relações entre o Latim e as línguas românicas, em particular o Português, quer ao nível do léxico fundamental quer ao nível de algumas estruturas morfo-sintácticas. (20%)
d) Associar elementos da cultura romana ocorrentes nos trechos analisados a práticas culturais do Ocidente. (5%)

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Dotar os discentes dos rudimentos indispensáveis à compreensão da estrutura da língua, partindo de uma panorâmica da evolução espácio-temporal, desde a matriz indo-europeia até ao Latim historicamente documentado. Colocar a ênfase nos aspectos linguísticos, perspectivados em função da gramática histórica. No domínio da fonética, através do estudo da pronúncia, propiciar a introdução aos elementos de prosódia e aos fenómenos fonéticos mais ocorrentes. Na morfologia, explorar-se-ão noções básicas de raiz, tema, característica e desinência, incidindo posteriormente nas flexões nominal e verbal. Circunscrever a sintaxe às funções dos casos e à frase simples, em máximas, provérbios e enunciados simples.
1- Aspectos linguísticos:
a)História da língua latina: A matriz indo-europeia, o Latim e as línguas itálicas, a estrutura do Latim e a fixação dos casos.
b)Fonética: o alfabeto latino e a sua evolução; as diferenças pronúncias do latim, elementos de prosódia latina. As quantidades vocálica e silábica, as regras de acentuação, os fenómenos fonéticos básicos: a apofonia, o rotacismo, a assimilação, a dissimilação, a crase e a síncope.
c)Morfologia: noções de lexema, de morfema, de raiz, de tema, de característica e de desinência; o género, o número e o caso; a flexão nominal substantiva; a flexão verbal: categorias de voz, modo, aspecto, tempo, pessoas; palavras invariáveis: preposições, advérbios, interjeições, conjunções coordenativas e algumas conjunções subordinativas (com modo indicativo).
d)Sintaxe: a sintaxe dos casos, a ordem dos vocábulos na proposição, a frase latina simples: as proposições independentes e a parataxe.
2- Lexicologia. Graus de alternância da raiz na formação de alguns vocábulos.
3- Análise e tradução comentada de provérbios e de máximas latinas originais.

Bibliografia

COLLART, J., Histoire de la langue latine. Col. “Que sais-je?”, Paris, P.U.F.,1970.
FARIA, Ernesto. Fonética histórica do latim. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1957. (Vide capítulo sobre pronúncia restaurada) [752 LGT]
MAROUZEAU, J. La prononciation du latin. Paris, Les Belles Lettres, 1980. [1595 LGT]
MEILLET, A. Esquisse d’une histoire de la langue latine. Paris, hachette, 1952. [1045 LL]
ROCHA PEREIRA, M. H. Estudos de história da cultura clássica. Cultura Romana (vol. II), Lisboa. F.C.G., 2002 (3ª ed.).
Obs. Quando existente, refere-se a cota da biblioteca da FCSH.

Método de ensino

As aulas terão uma natureza eminentemente teórico-prática. Será utilizado o método directo, com abordagem progressiva.

Método de avaliação

Será adoptado um regime de avaliação contínua sem exame. Serão tidos em conta a participação nas aulas, os trabalhos de casa (40%), os resultados de 2 frequências (45%) e a assiduidade (15%).

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