
Latim II
Código
711091145
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Inês Ornellas Andrade Castro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Neste semestre, que se articula como a continuação do de Latim I, visa-se criar competências adequadas ao entendimento e à tradução de textos de epigrafia (inscrições da Hispânia) e de autores latinos, apresentados por ordem de dificuldade crescente.
a) Adquirir conhecimentos de língua latina que facultem a leitura e compreensão de textos simples escritos nesta língua (50%).
b) Desenvolver competência produtiva em língua latina que faculte o uso das estruturas lexicais e morfo-sintácticas de base em enunciados simples (15%).
c) Estabelecer relações entre o latim e as línguas românicas, em especial o português, ao nível do léxico fundamental e das estruturas morfo-sintácticas de base (10%).
d) Desenvolver técnicas e métodos de análise textual conducentes à versão do latim para o português (15%).
e) Adquirir conhecimentos mínimos da história e civilização romanas que permitam a compreensão dos textos lidos (5%).
f) Estabelecer relações entre elementos da cultura romana ocorrentes nos textos e elementos da cultura ocidental (5%).
Pré-requisitos
Latim I
Conteúdo
Alicerçado na gramática histórica, o estudo da morfologia incidirá na flexão nominal adjectiva e na flexão verbal. Na sintaxe, pretende-se consolidar as funções dos casos e desenvolver progressivamente o domínio da hipotaxe, em particular as orações circunstanciais e as relativas (com modo indicativo) e as completivas infinitivas. A iniciação à lexicologia converge para um conhecimento da formação das palavras articulado com a história das línguas românicas.
1- Aspectos linguísticos
a)Fonética: consolidação do estudo iniciado no primeiro semestre; fenómenos fonéticos mais frequentes: apofonia, rotacismo, assimilação, alternâncias vocálicas, apócope.
b)Morfologia: a flexão nominal: adjectivos e seus graus, pronomes e numerais; a flexão verbal: noções de aspecto e voz; oposição infectum / perfectum; conclusão do estudo da flexão verbal regular no tema do perfectum, nas vozes activa e passiva, e do verbo sum; a formação do tema do supino; verbos depoentes e semi-depoentes; palavras invariáveis: consolidação de estudo feito no semestre anterior; advérbios e seus graus, conjunções subordinativas.
c)Sintaxe: os complementos circunstanciais (conclusão) e o agente da passiva; o ablativo absoluto; as proposições subordinadas: proposições relativas, temporais, causais, comparativas, finais, concessivas, consecutivas; proposições completivas: infinitivas e conjuncionais.
2- Lexicologia e semântica: continuação do estudo iniciado no semestre anterior; o fundo primitivo do vocabulário latino; famílias de palavras.
3- Análise de provérbios e de máximas latinas; tradução comentada de textos simples de autores latinos.
Bibliografia
BOUET, P., CONSO, D., KERLOUEGAN, F., Initiation au système de la langue Latine, Paris, Nathan, 1991.
FARIA, Ernesto. Fonética histórica do latim. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1957. (Vide capítulo sobre pronúncia restaurada) [752 LGT]
HACQUARD, G. et alii. Guide romain antique. Paris, Hachette, 1999.
JONES, P., SIDWELL, K. Reading Latin (vol. I Grammar, vocabulary and exercises ; vol. II Text), Cambridge,Cambridge University Press, 2000.
MICHEL, J., Grammaire de base du Latin, Paris, Klincksieck, 1967.
Obs. Quando existente, refere-se a cota da biblioteca da FCSH.
Método de ensino
As aulas terão uma natureza eminentemente teórico-prática. Será utilizado o método directo, com abordagem progressiva.
Método de avaliação
Será adoptado um regime de avaliação contínua sem exame. Serão tidos em conta a participação nas aulas, os trabalhos de casa (40%), os resultados de 2 frequências (45%) e a assiduidade (15%).