
Latim IV
Código
711091147
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Maria do Rosário Laureano Santos
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver competência receptiva em língua latina que faculte a leitura e compreensão de textos latinos com algum grau de complexidade.
b) Apreender os mecanismos que permitem a versão do latim para o português com vista ao aperfeiçoamento da expressão na língua materna.
c) Desenvolver competência produtiva em língua latina que faculte o uso das estruturas lexicais e morfossintácticas em enunciados simples.
d) Proceder ao confronto das estruturas morfossintácticas e lexicais do latim e das línguas românicas, em particular do português, de modo a apreender os principais mecanismos da evolução da língua mãe para as línguas dela derivadas.
e) Adquirir conhecimentos mínimos da cultura e literatura romanas que facultem a compreensão dos textos lidos.
f) Estabelecer relações entre elementos da cultura romana ocorrentes nos textos e elementos da cultura ocidental.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
LÍNGUA:
1. Fonética histórica: a) consonantismo; b) rotacismo, assimilação; c) apócope e dissimilação (referência ocasional).
2. Morfologia histórica: a) flexão nominal: estudo de formas anómalas; b) os pronomes; c) o verbo: a oposição infectum / perfectum; as formas nominais.
3. Sintaxe: a) os modos nas orações independentes; b) a proposição complexa; as orações subordinadas.
4. Lexicologia: história e estrutura do léxico latino; b) formação de palavras: derivação.
TEMÁTICA:
a) O teatro romano: Plauto, O soldado fanfarrão.
b) Mos maiorum e valores romanos: Tito Lívio, Desde a Fundação da Cidade.
Bibliografia
FARIA, E., Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1959.
FERREIRA, A. G., Dicionário de Latim Português. Lisboa: Porto Editora, 2008.
GAFFIOT, F., Dictionnaire illustré latin-français. Paris, Hachette, 2008.
MICHEL, J., Grammaire de base du Latin. Paris: Klincksieck, 1967.
PARATORE, E., História da Literatura Latina. Lisboa: F.C.Gulbenkian, 1987.
Método de ensino
As aulas terão uma natureza eminentemente prática. Será utilizado o método directo, com abordagem progressiva.
Método de avaliação
A avaliação consistirá em duas provas escritas presenciais e a nota final será a média aritmética das duas, contando cada uma 45%. Os restantes 10% procedem da participação nas aulas.