
Língua e Literatura Galega
Código
711091151
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Isaac Lourido Hermida
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir um nível básico de competência linguística da língua galega suficiente para
compreender e elaborar mensagens orais e escritas simples.
b) Conhecer as características das principais etapas da literatura galega, além dos autores e das obras mais significativas.
c) Conhecer a realidade sociolinguística da Galiza.
d) Valorizar a cultura galega e o pluralismo cultural e linguístico
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
No curso de Língua e Literatura Galega pretende-se que os alunos obtenham um conhecimento básico, não só na língua e literaturas da Galiza, mas também dos mais variados aspectos do país galego, tais como a música, a história, o cinema, a gastronomia
tendo também em conta os diferentes laços culturais que historicamente unem a Galiza a Portugal, e que muito fortemente aproximam os seus povos.
Para além das actividades normais das aulas, contaremos também com diversas actividades culturais formativas. Neste aspecto poderíamos destacar uma série de palestras, concertos, apresentações de livros, recitais poéticos, contadores de histórias tradicionais, entre outras. Atender-se-á também à diversidade dos participantes na aula, tentando orientar de forma individualizada a matéria, tendo em conta as diferentes formações de cada aluno.
Acrescenta-se ainda que todos os anos o governo galego concede algumas bolsas de estadia da Galiza, durante o mês de Julho, destinadas aos alunos desta disciplina.
Bibliografia
Murado, Miguel Anxo, Otra idea de Galicia, Barcelona, Ed. Debate, 2006
Risco, Vicente, O porco de pé, Vigo, Galaxia, 1982
Begoña Caamaño, Circe ou o pracer do azul, Vigo, Galáxia, 2009
Pallarés, Pilar, Sétima soidade, Ferrol, Ed. Sociedade valle-Inclán, 1984
Vidal Bolaño, Roberto, A burla do galo, Santiago de Compostela, Ed. Xunta de Galicia, 2000
Método de ensino
80% de aulas práticas, 20% de aulas teóricas. De forma geral, será usado um comunicativo que estimule a interacção e uma aprendizagem cada vez mais autónoma, com realização de tarefas que façam apelo a competências linguísticas e extralinguísticas; apresentação do material a estudar, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos; supervisão tutorial de um trabalho sobre cultura galega.
Método de avaliação
Assiduidade: 10%
Participação nos trabalhos de aula: 10%
Avaliação contínua com 1 teste escrito, 1 teste oral e 1 trabalho sobre cultura galega, individual (3 páginas) ou em grupo (6 páginas) e defendido na aula.