
Alemão A2.1
Código
711101056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
4
Professor responsável
Rolf Jürgen Kowitsch
Horas semanais
4
Língua de ensino
Alemão
Objectivos
Encaminhar para o nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
O utilizador independente:
a) É capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal.
b) É capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente.
c) É capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da família, de outras pessoas, das condições de vida, do percurso escolar.
d) É capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Treino da audição através de material audiovisual e da comunicação na sala da aula
Leitura de textos simples
Produção de diálogos; treino de pronúncia e entoação
Produção de pequenas notas e mensagens
Aspectos da cultura e sociedade alemãs e da interculturalidade
Bibliografia
Boschel, C., Giersberg, D. & Hägi, S. (2013). Ja genau! A2, Band 1, Berlin: Cornelsen
Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache (2013). Berlin: Cornelsen
Fandrych, C. & Tallowitz, U. (2008). Klipp und Klar. Übungsgrammatik Grundstufe Deutsch (mit Lösungen). Stuttgart: Klett
Borbein, V. & Baumgarten, C. (2008). Abenteuer Alltag. Menschen in Deutschland. Texte für Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt
Süßkind, P. (1994). Die Geschichte von Herrn Sommer. Zürich: Diogenes
Seiffarth, A. (2013). Sophie Scholl. Die Weiße Rose. Stuttgart: Klett
Método de ensino
Aulas práticas: 100%
Através da didática comunicativa pretende-se promover a interação dos formandos e alcançar uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Uma abordagem intercultural tem como objetivo um melhor entendimento da diversidade cultural.
Método de avaliação
2 testes escritos (2x20%), 1 frequência (40%), interacção oral nas aulas/portfolio (20%)
Assiduidade: obrigatoriedade de comparência a 2/3 das aulas dadas