Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Alemã do Século XVIII

Código

711101059

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

6

Professor responsável

Gabriela Fragoso

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Delimitar semântica e historicamente o conceito de absolutismo esclarecido e de Aufklärung;
b) Compreender as manifestações culturais alemãs num contexto europeu marcado pela ascensão da burguesia, pelo desenvolvimento das ciências naturais e pelas filosofias de teor empírico e racionalista;
c) Avaliar as características filosóficas mais marcantes da época da Aufklärung e o papel relevante da viagem de investigação (geográfica, botânica, literária, musical) na formação do espírito burguês.

Pré-requisitos

Bons conhecimentos de alemão


Conteúdo

a) Da reforma luterana ao pietismo de Philipp Jakob Spener e de August Hermann Francke;
b) Os escritos teóricos de Gotthold Ephraim Lessing e de Johann Joachim Winckelmann: harmonização entre arte e ética;
c) Do racionalismo sistemático de Christian Wolff ao idealismo de Immanuel Kant;
d) Da música barroca à música clássica: o contributo dos compositores originários do espaço de língua alemã;
e) O contributo feminino para a Aufklärung: salões, sociedades de leitura. A escrita;
f) Reformas do ensino e novas correntes pedagógicas: escolas progressistas (o Philanthropinum);
g) Literatura infanto-juvenil enquanto pedagogia esclarecida: a emergência de um novo género;
h) Ecos da Revolução Francesa nos estados alemães. O contraste Alemanha-França.

Bibliografia

- ANGENENDT, Arnold (2008). Toleranz und Gewalt. Das Christentum zwischen Bibel und Schwert. Münster: Verlag Aschendorff.
- BURGSTEDT, Angela (2004). Das Zeitalter der Aufklärung. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.
- KRONAUER, Ulrich (2003). Gegenwelten der Aufklärung. Heidelberg: Universitätsverlag Winter.
- GUTHKE, Karl S. (2003). Lessings Horizonte. Grenzen und Grenzenlosigkeit der Toleranz. Göttingen: Wallstein Verlag.
- REED, Terence James (2009). Mehr Licht in Deutschland. Eine kleine Geschichte der Aufklärung. München: C.H.Beck.

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais .

Método de avaliação

Uma frequência a meio do período (25%) e uma prova final (25%).
A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral.(50%)


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