
Cultura Alemã do Século XVIII
Código
711101059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6
Professor responsável
Gabriela Fragoso
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Delimitar semântica e historicamente o conceito de absolutismo esclarecido e de Aufklärung;
b) Compreender as manifestações culturais alemãs num contexto europeu marcado pela ascensão da burguesia, pelo desenvolvimento das ciências naturais e pelas filosofias de teor empírico e racionalista;
c) Avaliar as características filosóficas mais marcantes da época da Aufklärung e o papel relevante da viagem de investigação (geográfica, botânica, literária, musical) na formação do espírito burguês.
Pré-requisitos
Bons conhecimentos de alemão
Conteúdo
a) Da reforma luterana ao pietismo de Philipp Jakob Spener e de August Hermann Francke;
b) Os escritos teóricos de Gotthold Ephraim Lessing e de Johann Joachim Winckelmann: harmonização entre arte e ética;
c) Do racionalismo sistemático de Christian Wolff ao idealismo de Immanuel Kant;
d) Da música barroca à música clássica: o contributo dos compositores originários do espaço de língua alemã;
e) O contributo feminino para a Aufklärung: salões, sociedades de leitura. A escrita;
f) Reformas do ensino e novas correntes pedagógicas: escolas progressistas (o Philanthropinum);
g) Literatura infanto-juvenil enquanto pedagogia esclarecida: a emergência de um novo género;
h) Ecos da Revolução Francesa nos estados alemães. O contraste Alemanha-França.
Bibliografia
- ANGENENDT, Arnold (2008). Toleranz und Gewalt. Das Christentum zwischen Bibel und Schwert. Münster: Verlag Aschendorff.
- BURGSTEDT, Angela (2004). Das Zeitalter der Aufklärung. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.
- KRONAUER, Ulrich (2003). Gegenwelten der Aufklärung. Heidelberg: Universitätsverlag Winter.
- GUTHKE, Karl S. (2003). Lessings Horizonte. Grenzen und Grenzenlosigkeit der Toleranz. Göttingen: Wallstein Verlag.
- REED, Terence James (2009). Mehr Licht in Deutschland. Eine kleine Geschichte der Aufklärung. München: C.H.Beck.
Método de ensino
O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais .
Método de avaliação
Uma frequência a meio do período (25%) e uma prova final (25%).
A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral.(50%)