Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Media Alemães

Código

711101064

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães

Créditos

6

Professor responsável

Clarisse Costa Afonso

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir um conhecimento global dos media nos países de expressão alem㠖 imprensa escrita, rádio, televisão, cinema – da sua evolução, organização e impacto nessas sociedades, com particular incidência na Alemanha.
b) Desenvolver as competências sociolinguísticas e socioculturais através da análise de peças escritas, áudio e audiovisuais.
c) Desenvolver a competência intercultural tomando consciência dos aspectos socioculturais da própria cultura e da estrangeira veiculada pelos diversos media.
d) Desenvolver um espírito crítico mediante a análise das publicações mais representativas nesta área e fomentar a autonomia na investigação.

Pré-requisitos

Nível A2 (QERL) da língua alemã

Conteúdo

1. A evolução dos media e sua organização na Alemanha actual com incursões às origens históricas.
2. Tratamento da imprensa escrita, audio e audiovisual mais representativa.
3. Alteração dos costumes e mentalidades perante o advento do audio-visual.
4. Leitura, visionamento, audição e análise de textos e documentos que ilustram aspectos socioculturais dos públicos a que se destinam.
5. Reflexão sobre as potencialidades da comunicação mediática na criação da complexidade cultural e disponibilidade social.

Bibliografia

Faulstich, W. (2002). Einführung in die Medienwissenschaft. München: Fink
Geschichte des deutschen Films. (Disponível em: http://www.wissen.de/thema/geschichte-des-deutschen-films).
La Roche, W. (2004). Die Arbeitsfelder des Journalisten. (Disponível em http://www.mediaculture-online.de).
Meyn, H. (2004). Massenmedien in Deutschland. Konstanz: UVK Verlagsgesellschaft mbH.
Zielinski, S. (2002). Archäologie der Medien. Zur Tiefenzeit des technischen Hörens und Sehens. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt.

Método de ensino

Aulas expositivas e aulas práticas resultantes de pesquisa individual a partir das quais os estudantes desenvolvem os seus conhecimentos e capacidades aprofundando a sua competência linguística em alemão através da apresentação regular de pequenos trabalhos de grupo ou individuais sobre os diversos media e conteúdos que os caracterizam linguística, política e culturalmente.

Método de avaliação

Apresentação regular de pequenos trabalhos de grupo ou individuais sobre os diversos media e conteúdos que os caracterizam linguística, política e culturalmente (50%).
A consolidação dos conhecimentos adquiridos sobre os assuntos tratados e que não foram objeto de trabalho individual ou de grupo será verificada através de um teste escrito (50%).

Cursos