
Media Alemães
Código
711101064
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6
Professor responsável
Clarisse Costa Afonso
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir um conhecimento global dos media nos países de expressão alemã imprensa escrita, rádio, televisão, cinema da sua evolução, organização e impacto nessas sociedades, com particular incidência na Alemanha.
b) Desenvolver as competências sociolinguísticas e socioculturais através da análise de peças escritas, áudio e audiovisuais.
c) Desenvolver a competência intercultural tomando consciência dos aspectos socioculturais da própria cultura e da estrangeira veiculada pelos diversos media.
d) Desenvolver um espírito crítico mediante a análise das publicações mais representativas nesta área e fomentar a autonomia na investigação.
Pré-requisitos
Nível A2 (QERL) da língua alemã
Conteúdo
1. A evolução dos media e sua organização na Alemanha actual com incursões às origens históricas.
2. Tratamento da imprensa escrita, audio e audiovisual mais representativa.
3. Alteração dos costumes e mentalidades perante o advento do audio-visual.
4. Leitura, visionamento, audição e análise de textos e documentos que ilustram aspectos socioculturais dos públicos a que se destinam.
5. Reflexão sobre as potencialidades da comunicação mediática na criação da complexidade cultural e disponibilidade social.
Bibliografia
Faulstich, W. (2002). Einführung in die Medienwissenschaft. München: Fink
Geschichte des deutschen Films. (Disponível em: http://www.wissen.de/thema/geschichte-des-deutschen-films).
La Roche, W. (2004). Die Arbeitsfelder des Journalisten. (Disponível em http://www.mediaculture-online.de).
Meyn, H. (2004). Massenmedien in Deutschland. Konstanz: UVK Verlagsgesellschaft mbH.
Zielinski, S. (2002). Archäologie der Medien. Zur Tiefenzeit des technischen Hörens und Sehens. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt.
Método de ensino
Aulas expositivas e aulas práticas resultantes de pesquisa individual a partir das quais os estudantes desenvolvem os seus conhecimentos e capacidades aprofundando a sua competência linguística em alemão através da apresentação regular de pequenos trabalhos de grupo ou individuais sobre os diversos media e conteúdos que os caracterizam linguística, política e culturalmente.
Método de avaliação
Apresentação regular de pequenos trabalhos de grupo ou individuais sobre os diversos media e conteúdos que os caracterizam linguística, política e culturalmente (50%).
A consolidação dos conhecimentos adquiridos sobre os assuntos tratados e que não foram objeto de trabalho individual ou de grupo será verificada através de um teste escrito (50%).