
Introdução aos Estudos de Cultura
Código
711101074
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
6
Professor responsável
Fernando Clara, Gabriela Gândara Terenas
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Adquirir uma perspectiva histórica e conceptual dos estudos de cultura desde o século XIX até aos nossos dias.
2) Analisar e discutir os diferentes discursos críticos acerca da concepção de cultura.
3) Assimilar as características específicas de diferentes textos e autores que se debruçaram sobre conceito(s) de cultura.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
(Turma A)
Introdução: O que se entende por Cultura?
1. O Conceito Arnoldiano de Cultura e sua Relação com a Sociedade Vitoriana
2. Freud: a Psicanálise Enquanto Crítica e Teoria da Cultura
3. Algumas Notas Eliotianas para a Definição de Cultura no Pós Segunda Guerra Mundial
4. Raymond Williams, a \"Escola de Birmingham\" e o Desenvolvimento dos \"Cultural Studies\" na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos
5. \"As Duas Culturas\": Snow versus Leavis
6. \"O Castelo do Barba Azul\", Steiner e uma Redefinição de Cultura em 1971
7. Geertz e uma Concepção Antroplógica de Cultura
8. Adorno, Habermas e a Teoria Crítica da \"Escola de Frankfurt\"
9. Cultura e Estudos Pós-Coloniais: Bhabha e Said
10. Representação de Culturas, Imagologia e Memória Cultural: Prendergast, Beller-Leerssen e Ricoeur.
(Turma B)
1. Definições: Cultura vs. Civilização vs. Natureza
2. A História da Cultura e os Estudos Culturais
3. Temas: Media, Identidade, Espaço, Poder, Popular, Visual, Género, Pós-colonial
Bibliografia
Beller, Manfred and Joep Leerssen (eds) (2007). Imagology: the Cultural Construction and Literay Representation of National Characters. A Critical Survey. Amsterdam: Rodopi, volume 13 of the Studia Imagologica.
Chartier, R. (2002). A História Cultural Entre Práticas e Representações. Tradução de M.M. Galhardo. Lisboa: Difel.
Eagleton, Terry (2003). A Ideia de Cultura. Tradução de Sofia Rodrigues. Lisboa: Temas e Debates.
Edgar, A. and P.R. Sedgwick (2008). Cultural Theory: the Key Concepts. London: Routledge.
Payne, Michael (ed) (2000). A Dictionary of Cultural and Critical Theory. Oxford: Blackwell.
Pires, Maria Laura Bettencourt (2006). Teorias da Cultura. Lisboa: Universidade Católica Editora.
Ryan, M. (2010). Cultural Studies: A Practical Introduction. Chichester: Wiley-Blakwell.
Schwanitz, Dietrich (2009). Cultura: Tudo o que é Preciso Saber. Tradução de Lumir Nahodil. Alfragide: Livros d´Hoje.
Método de ensino
Alternar-se-ão as aulas teóricas (de cariz eminentemente expositivo) com aulas práticas. Nestas últimas, os alunos serão solicitados a analisar e comentar textos previamente seleccionados pela docente, alguns dos quais poderão constituir objecto de recensões críticas individuais ou elaboradas em pequenos grupos, dependendo do número de estudantes da turma.
Método de avaliação
Tratando-se de uma unidade curricular propedêutica, a avaliação centrar-se-á apenas em dois vectores fundamentais: 1) participação nas discussões de textos e na apresentação oral de recensões críticas (20%); 2) elaboração de uma frequência (80%.)
Cursos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Estudos Franceses e Alemães
- Estudos Portugueses e Franceses
- Estudos Alemães
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Franceses e Espanhóis
- Estudos Franceses
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Espanhóis
- Estudos Portugueses e Espanhóis
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- Estudos Ingleses e Franceses
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