Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Italiano B2.2

Código

711111106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

4

Horas semanais

4

Língua de ensino

Italiano

Objectivos

a) Ser capaz de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante.
b) Ser capaz de usar a língua italiana nas actividades comunicativas e de forma correcta no âmbito de interacção verbal e na estrutura do discurso.
c) Adquirir conhecimentos e competências socioculturais.
d) Usar estratégias de compensação, pronúncia e entoação.
e) Conseguir uma independência que permita interagir num conjunto variado de situações de comunicação.
f) Desenvolver mecanismos linguísticos de comunicação flexível.
g) Compreender e usar a língua em situações menos previsíveis recorrendo a estratégias de comunicação que permitam desenvolver mecanismos de adequação sociocultural.
h) Adquirir competências sobre estruturas linguísticas.

Pré-requisitos

Italiano B2.1

Conteúdo

1) Voz activa/voz passiva, partícula apassivante –se,
2) Discurso directo/discurso indirecto.
3) Orações subordinadas, conjunções e locuções várias.
4) Exercícios lexicais (sinónimos, antónimos, metáfora, ¬derivação …)
5) Visão de filmes, documentários, reportagens, leitura de contos, artigos, romances, relatos, ensaios com comentários escritos e orais pormenorizados.

Bibliografia

a. Bozzone Costa, Ghezzi, Piantoni Contatto 2, Loescher Ed 2009
b. Gramática de referência ( para todas as turmas): CSC, Gramm.it, Bonacci 2009.
c. Short stories of contemporary Italian writes (provided on photocopies).
d. Ambroso, Stefanich, Parole, Bonacci Ed.

Método de ensino

Método funcional-comunicativo (factor relevante é o aspecto relacional: professor/aluno e aluno/aluno). Organização dos conteúdos segundo uma estrutura “multi-syllabus” (trabalho de modo integrado sobre elementos nocionais-funcionais, lexicais, gramaticais, sintácticos, comunicativos …).

Método de avaliação

2 testes escritos finais (50%), 1 teste escrito intermédio + trabalhos individuais (40%), participação nas aulas (10%).

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