Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura e cinema: Literatura Britânica e Norte-Americana no Ecrã

Código

711111114

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

6

Professor responsável

Maria Conceição Castel-Branco

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir critérios de análise que permitam, numa perspectiva interdisciplinar, o confronto entre a narrativa literária e a narrativa fílmica, tanto pela aproximação como pela diferença. Aprender a distinguir o que há de comum e diferente entre literatura e cinema.
b) Reflectir sobre conceitos, linguagem(ns), temas, na área de literatura e cinema, através do estudo de textos teóricos e da leitura de obras literárias de autores britânicos e norte americanos e da visualização das respectivas adaptações cinematográficas, de forma a desenvolver uma reflexão sobre duas formas de expressão artística diferentes.
c) Analisar e problematizar eventuais correspondências entre literatura e cinema através da abordagem da especificidade de cada sistema semiótico. Estudar as diferentes linguagens e a sua capacidade de gerar ficção narrativa.
d) Interpretar e definir o fenómeno de adaptação cinematográfica: saber discorrer sobre filmes adaptados de acordo com o texto literário de origem, sobre o processo de realização e sobre a transferência da página ao ecrã.

Pré-requisitos

Domínio da língua portuguesa e da língua inglesa.

Conteúdo

Literatura Britânica e Norte-Americana no Ecrã
1. Fundamentos teóricos para a abordagem de Literatura e Cinema.
Influências e interacção entre literatura e cinema: proximidade/afastamento, comum/diverso, permanência/mudança, identidade/alteridade.
Especificidades da disciplina e considerações breves sobre o panorama actual dos estudos académicos sobre adaptação cinematográfica.
2. Narrativa na literatura e no cinema.
Introdução ao conceito de narratividade.
Narrativa literária e narrativa fílmica: a “gramática” da palavra e da imagem em movimento.
3. Problemática da adaptação.
Leitura e visionamento de obras representativas de diferentes géneros: a narrativa como espaço comum.
O processo de adaptação: condicionalismos, possibilidades, alcance, limites do diálogo (inter)textual, elementos transferíveis e não transferíveis.
A adaptação como transferência e reinterpretação.
4. Estudos de caso de adaptações cinematográficas.
Contextualização das obras literárias e das obras cinematográficas.
Géneros literários e géneros cinematográficos: diversidade de tipologias e designações.
Palavra e iconografia: qualidades visuais, equivalências e estratégias de adaptação.
Transversalidade de temas nos estudos de caso: convergências e divergências temáticas.

Bibliografia

Cartmell, Deborah and Whelehan, Imelda (Eds.). The Cambridge Companion to Literature on Screen. Cambridge University Press, 2007.
Cartmell, Deborah and Whelehan, Imelda (Eds.). Adaptations. From text to screen, screen to text. London and New York: Routledge, 2006 (1999).
Stam, Robert and Raengo, Alessandra (Eds.). Literature and Film. A Guide to the Theory and Practice of Film Adaptation. USA, UK, Australia: Blackwell Publishing, 2005.
Braudy, Leo, Cohen, Marshall, (eds.). Film theory and criticism: introductory readings. 6th rev. ed. Oxford University Press, 2004 (1974).
Lothe, Jakob. Narrative in Fiction and Film: An Introduction. Oxford University Press, 2000.
Mcfarlane, Brian. Novel to Film: An Introduction to the Theory of Adaptation. Oxford: Clarendon Press, 1996.

Método de ensino

Fundamentação e exposição teórica sobre as principais questões do programa. Pretende-se proporcionar aos estudantes uma base de trabalho que lhes permita adquirir conhecimentos específicos neste âmbito e que tomem consciência das ferramentas necessárias para analisar uma adaptação cinematográfica.
As sessões assumirão uma perspectiva participativa e dialogante, centrando-se na leitura, análise, interpretação e discussão de textos previamente seleccionados, tendo em vista a investigação individual para eventuais comentários e/ou trabalhos.
a) orientação da pesquisa dos alunos a nível bibliográfico e da leitura crítica de textos teóricos relevantes, que permitam elaboração de apresentações orais e/ou escritas;
b) análise e interpretação de textos previamente selecionados sobre conceitos fundamentais para o acompanhamento da disciplina;
c) leitura de obras literárias e visionamento de obras cinematográficas -- filmes e documentários -- numa perspectiva crítica e interdisciplinar.

Método de avaliação

Regime de avaliação periódica sem exame final.
Valoriza-se a assiduidade dos estudantes e a sua participação nas aulas: a contribuição para os debates, a capacidade de seleccionar e interpretar informação relevante, assim como, a capacidade de elaborar juízos próprios a partir dos conceitos, artigos, obras e filmes abordados.
A avaliação centrar-se-á nos seguintes elementos de avaliação:
a) participação e intervenção nas aulas, com breves apresentações orais ou escritas e uma eventual prova de leitura e visionamento da adaptação, dependendo do número de alunos; b) capacidade de seleccionar informação relevante e de elaborar juízos próprios a partir dos conceitos e obras discutidos e c) intervenção oral com apresentação de um plano de trabalho escrito sobre um dos estudos de caso, com tema e data a combinar, ou trabalho escrito (dependendo do número de alunos).
Nota de aula: a) + b) + c) = 50%
d) Prova escrita presencial.
Nota da Frequência: d) = 50%

Cursos