Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Inglesa Contemporânea

Código

711121004

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

6

Professor responsável

Miguel Alarcão

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Apresentar, partindo das reflexões sobre o conceito de “cultura” produzidas por pensadores anglófonos desde o período vitoriano até à actualidade, os principais pressupostos teóricos dos “Estudos Culturais Britânicos”.
b) Estimular, por parte dos estudantes, as capacidades de pesquisa, recolha, análise e interpretação autónomas de informações sobre factos e figuras marcantes da Grã-Bretanha contemporânea.
c) Promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos a(às) diferentes “maneiras de viver” (n)a(s) cultura(s) britânica(s), tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.
d) Avaliar as competências e os conhecimentos adquiridos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

I ) Introdução:
I.1. Os primórdios da teorização e análise britânicas sobre cultura: de Matthew Arnold a T. S. Eliot.
I.2. Os Estudos Culturais Britânicos:
I.2.1. Os pioneiros: Richard Hoggart, E. P. Thompson e Raymond Williams.
I.2.2. Outros desenvolvimentos e perspectivas anglófonos.
II) Apresentações orais.

Bibliografia

EAGLETON, Terry, The Idea of Culture, Oxford, Blackwell, 2000.
MULHERN, Francis, Culture/Metaculture, London and New York, Routledge, “The New Critical Idiom”, 2001 (2000).
OAKLAND, John, British Civilization: An Introduction, 6th ed., Abingdon and New York, 2006 (1989).
STORRY, Mike e CHILDS, Peter (eds.), British Cultural Identities, 2nd. ed., London, Routledge, 2002 (1997).
TURNER, Graeme, British Cultural Studies. An Introduction, 2nd. ed., London and New York, Routledge, 1996 (s. l., Unwin Hyman Inc., 1990).

Método de ensino

Após algumas aulas teóricas, a disciplina assumirá um cunho predominantemente prático, dada a apresentação oral de trabalhos pelos alunos. No final de cada aula, reservar-se-á um curto período para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Além do acompanhamento das leituras e investigações a efectuar pelos estudantes, serão facultados textos de apoio complementares.

Método de avaliação

Redacção presencial de um mini-ensaio (frequência): 4 págs. (50%)
Elaboração de um trabalho, individual ou em grupo, para apresentação oral (50%)
A assiduidade e a participação, embora sem pesos percentuais próprios, constituirão factores de matização e discriminação positiva das classificações finais.

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