
Estudos Anglo-Portugueses
Código
711121011
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
Maria Zulmira Castanheira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Conhecer os âmbitos de investigação abrangidos pelo campo dos Estudos Anglo-Portugueses;
b)obter uma visão panorâmica das relações históricas, literárias e culturais luso-britânicas;
c) adquirir conhecimentos teóricos sobre imagologia literária e cultural;
d) adquirir conhecimentos sobre literatura de viagens e imprensa periódica;
e)conhecer a complexidade das imagens de Portugal e da Grã-Bretanha veiculadas pela literatura de viagens e pela imprensa periódica britânica e portuguesa;
f)ser capaz de relacionar essas representações de Portugal e da Grã-Bretanha com o contexto histórico e socio-cultural e as vicissitudes da aliança luso-britânica ao longo dos séculos;
g)conhecer bibliografia crítica sobre os assuntos estudados;
h)desenvolver competências de investigação autónoma orientada para o domínio dos Estudos Anglo-Portugueses.
Pré-requisitos
Frequência de, pelo menos, 2/3 das aulas.
Conteúdo
1.Os Estudos Anglo-Portugueses: caracterização do campo de investigação. Multidisciplinaridade.
2. A Aliança Luso-Britânica.
3.Panorama das relações históricas, literárias e culturais entre Portugal e a Grã-Bretanha até ao século XX.
4. Episódios e figuras destacadas das relações anglo-portuguesas.
5. Representações e percepções mútuas: olhares portugueses sobre a Grã-Bretanha / olhares britânicos sobre Portugal.
6. Imagologia literária e cultural: definição e conceitos fundamentais.
7. A literatura de viagens e a imprensa periódica como fontes de tipologias nacionais: auto-imagens e hetero-imagens de Portugal e da Grã-Bretanha em relatos de viagem, jornais e revistas.
8. Personificações nacionais: John Bull e Zé Povinho.
Bibliografia
Ceia, C. et al. (org.) (2003). Estudos Anglo-Portugueses. Livro de Homenagem a Maria Leonor Machado de Sousa. Lisboa: Colibri/CEAP.
Delaforce, A. (coord.) (1994). Portugal e o Reino Unido. A Aliança Revisitada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Evans, D. & Canaveira, M.F. (coord.) (2010). Regicídio e República: olhares britânicos e norte-americanos. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Macaulay, R. (1985). They Went to Portugal. London: Penguin Books.
Macaulay, R. (1990). They Went to Portugal Too. Introduction by Susan Lowndes. Edited by L. C. Manchester, Carcanet in association with the Calouste Gulbenkian Foundation.
Revista de Estudos Anglo-Portugueses, 22 vols. (1990-2013). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica / FCT.
Sousa, M. L. M. (coord.) (2007). A Guerra Peninsular em Portugal: relatos britânicos. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Youngs, T. (2013). The Cambridge Introduction to Travel Writing. New York: C.U.P.
Método de ensino
Exposição teórica, destinada a fornecer um contexto histórico e crítico para a posterior abordagem dos textos seleccionados ; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em análises conjuntas (professor e alunos) das obras do programa; discussão em grupo de bibliografia crítica seleccionada e previamente lida pelos estudantes; acompanhamento docente do estudo e investigação conducentes à preparação para o teste e a redacção do trabalho final.
Método de avaliação
Critérios de avaliação:
Um teste escrito presencial (40%); participação em aula na discussão e análise de textos seleccionados (20%); elaboração de um ensaio escrito de investigação, a realizar individualmente ou a pares, com apresentação oral (40%).