Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura Inglesa Contemporânea

Código

711121027

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

6

Professor responsável

Carlos Ceia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da Literatura Inglesa Contemporânea, desde o modernismo até aos nossos dias:
b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da história literária contemporânea;
c) Ser capaz de ler criticamente textos fundamentais nos campos da poesia (Seamus Heaney e autores de hoje), do teatro (Samuel Beckett, John Osborne e Tom Stoppard) e da ficção (Kingsley Amis e John Berger, para o romance inglês sobre Portugal; James Joyce e Peter Ackroyd, para o romance de aprendizagem; Alan Bennett e Virginia Woolf, para a soberania do leitor; A. S. Byatt e David Lodge, para o romance académico);
d) Realizar pesquisa bibliográfica relevante na área dos estudos literários;
e) Organizar a pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de uma obra;
f) Produzir um pequeno ensaio crítico sobre uma das obras do programa.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

- Poesia britânica de hoje: contextos, temas, autores, com relevo para a obra de Seamus Heaney; a reterritorialização da língua inglesa na poesia contemporânea.
- Samuel Beckett e o teatro do absurdo: Waiting for Godot;
- John Osborne: Look Back in Anger
- Tom Stoppard: Rosencrantz & Guildenstern Are Dead.
- Portugal como cenário exótico na ficção inglesa: I Like it Here, de Kingsley Amis, e Here Is Where We Meet, de John Berger;
- Coordenadas possíveis do romance britânico contemporâneo: a ficção antes e depois da II Guerra mundial: limites possíveis do modernismo e do pós-modernismo; leitura comparada: The End of the Affair, de Graham Greene e o filme The End of the Affair, de Neil Jordan;
- O romance de aprendizagem: The Portrait of the Artist as a Young Man, de James Joyce, e English Music, de Peter Ackroyd;
- A evolução da soberania do leitor: de V. Woolf a Alan Bennett: The Common Reader
- O romance académico britânico: David Lodge: Changing Places; A. S. Byatt: Possession.

Bibliografia

- Eagleton, T. (2005). The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell.
- Esslin, M. [1961] (1991). The Theatre of the Absurd, London: Penguin.
- Hampson, R. & Barry, P. (eds.) (1993). New British Poetries: The Scope of the Possible, New York and Manchester: Manchester University Press.
- Head, D. (2002). The Cambridge Introduction to Modern British Fiction, 1950-2000, Cambridge: Cambridge University Press.
- Paterson, D. & Simic, C. (eds.) (2004). New British Poetry, Saint Paul, Minnesota: Graywolf Press.




Método de ensino

Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos; supervisão tutorial do trabalho de investigação conducente à redacção e defesa de um ensaio sobre um dos autores do programa.

Método de avaliação

Avaliação: Apresentação de um ensaio de investigação.

Cursos