Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Linguística Espanhola

Código

711131022

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

(a) Aprender a descobrir autonomamente as possibilidades que um estudo sob uma perspetiva linguística pode proporcionar para um melhor conhecimento de uma língua estrangeira
(b) Adquirir noções de linguística que permitam potenciar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Língua Espanhola.
(c) Adquirir conhecimento das estruturas e modos de funcionamento do espanhol.
(d) Explorar dados fonéticos, fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos, pragmáticos e sociolinguísticos, a partir dos conhecimentos adquiridos.
(e) Desenvolver a capacidade de refletir sobre diferenças entre variedades do espanhol.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Conceitos introdutórios
2. Características fonéticas e fonológicas do espanhol
3. Aspetos morfológicos: a estrutura das palavras e processos de formação de palavras
4. O léxico e a estrutura da frase
5. Algumas formas e estruturas características do espanhol: propriedades sintáticas, semânticas e pragmáticas

Bibliografia

AZEVEDO, M. (2009) Introducción a la Lingüistica Española, 3ª ed. Prentice Hall.
AZEVEDO, M. (2009) Student Workbook for Introducción a la Lingüística Española. Prentice Hall, 3ª ed.
BOSQUE, I. & V. DEMONTE (1999) Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.
ESCANDELL VIDAL, M. V. (1995) Los complementos del nombre. Madrid: Arco Libros, S.L.
HUALDE, J. I. (2005) The Sounds of Spanish. Cambridge: Cambridge University Press.
HUALDE, J. I., A. Olarrea & E. O´Rourke (eds.) (2012) The Handbook of Hispanic Linguistics. Wiley-Blackwell.
HUALDE, J. I., A. Olarrea, A. M. Escobar, C. E. Travis (2010) Introducción a la Lingüística Hispánica (2ª ed.). Cambridge University Press.
KING, L. D. & M. Suñer (2007) Gramática Española: Análisis y Práctica. New York: McGraw-Hill Higher Education.
MARQUEZ REITER, R. & M.-H. PLACENCIA (2005) Spanish Pragmatics. Palgrave Macmillan.

Método de ensino

Aulas teóricas (60%), com exposição dos principais conteúdos do programa e valorização da participação ativa dos alunos. Aulas práticas (40%), com exercícios de descrição e análise de dados linguísticos e resolução de problemas. Supervisão tutorial do trabalho escrito.

Método de avaliação

Avaliação:
(a) Realização de três fichas de exercícios não presenciais (20%)
(b) Trabalho escrito sobre um dos tópicos do programa (30%)
(c) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria lecionada (50%)


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