
Linguística Histórica
Código
711131025
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Maria Teresa Brocardo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender as especificidades de uma abordagem diacrónica dos fenómenos linguísticos.
b) Identificar diferentes tipos de mudança linguística.
c) Identificar diferentes tipos de fatores condicionantes (linguísticos e não linguísticos) e suas possíveis relações com a origem e / ou expansão de mudanças linguísticas.
d) Descrever mudanças ocorridas nas histórias das línguas.
e) Conhecer, em linhas gerais, alguns modelos teóricos da linguística histórica, identificando os seus contributos para uma melhor compreensão dos mecanismos da mudança linguística.
f) Caraterizar diferentes métodos usados no estudo da mudança linguística.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Esta unidade curricular apresenta as linhas gerais do estudo da mudança linguística como caraterística inerente às línguas humanas naturais. A linguística histórica procura conhecer e compreender a forma como as línguas mudam ao longo do tempo, colocando hipóteses sobre princípios gerais que regerão as alterações evidenciadas na comparação entre diferentes sincronias e variedades de uma mesma língua, e entre diferentes línguas, geneticamente relacionadas ou não. Entre os temas tratados ao longo do semestre, destacam-se:
(1) Aspetos gerais do estudo da mudança linguística evidência, tipos de mudanças, fatores condicionantes, expansão. Inovação vs.´estabilidade´ (ou ´conservação´) e inovação vs. obsolescência.
(2) Mudança linguística, variação e diversidade alguns casos de estudo.
(3) Mudança fonética / fonológica; mudança morfológica; mudança sintática; mudança semântica; mudança lexical.
(4) Processos e mecanismos de mudança linguística reanálise, extensão, analogia, gramaticalização.
Bibliografia
Hale, Mark. 2007.Historical Linguistics: Theory and Method. Malden and Oxford: Blackwell
Hickey, Raymond (ed.) 2003. Motives for Language Change. Cambridge: CUP
Joseph, Brian D. & Richard D. Janda (eds.) 2003. The Handbook of Historical Linguistics. Cambridge USA / Oxford UK: Blackwell
McMahon, April M. S. 1994. Understanding Language Change. Cambridge. Cambridge University Press
Trask, R. L. 2000. The dictionary of historical and comparative linguistics. London: Routledge
Método de ensino
As aulas terão vertentes teóricas e práticas, sendo essencial um acompanhamento regular das atividades letivas por parte dos estudantes. Além da exposição de temas do programa, haverá apresentação de exemplos, resolução de exercícios, discussão de textos, etc.
Método de avaliação
Elementos de avaliação: 1 teste escrito presencial (50%); uma ficha não presencial (20 %); apresentação oral de tema do programa e respetivo handout, que poderá ser reformulado depois da apresentação (30%).
Exame de recurso (para estudantes com avaliação final de 8 ou 9 valores) ou melhoria (para estudantes aprovados) prova escrita.