Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Pragmática

Código

711131031

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Helena Topa Valentim

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar o objeto de estudo em pragmática.
b) Relacionar enunciação, construção da referência e constituição do sentido.
c) Caracterizar actos de fala e tipos de inferência.
d) Identificar os processos linguísticos do português europeu contemporâneo que marcam diferentes forças ilocutórias e suportam mecanismos pressuposicionais.
e) Analisar o funcionamento dos princípios reguladores da interacção verbal.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Abordagem referencial e enunciativa; o papel das marcas deíticas na constituição do sentido.
2. O objeto de estudo em pragmática e diferentes perspectivas de trabalho nesta área.
3. Abordagem accional; noção de acto de fala, tipologias de actos de fala e marcas linguísticas associadas a diferentes forças ilocutórias.
4. Abordagem inferencial; noção de inferência, tipos de inferência e princípios reguladores da interacção verbal.
5. Pragmática conversacional – aspectos introdutórios


Bibliografia

LEVINSON, Stephen C., Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
LIMA, José Pinto de. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Pragmática. Lisboa: Caminho, 2006.
PORTOLÉS, José, Pragmática para hispanistas. Madrid: Editorial Sintesis, 2007.
RODRIGUES, Adriano Duarte, A Partitura Invisíve. Lisboa: Colibri, 2001.
SPERBER, Dan & Deirdre WILSON, La Pertinence. Communication et Cognition. Paris: Minuit, 1989 (Tradução portuguesa: Relevância. Comunicação e Cognição, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, 2001).

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas (apresentação e discussão de trabalhos individuais e de grupo, workshops de análise e discussão).

Método de avaliação

Realização de um teste sobre a globalidade da matéria no final do semestre. Trabalhos de grupo apresentados nas aulas. Elaboração de uma recensão crítica individual.

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