
Psicolinguística
Código
711131032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Monção Fernandes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) seja capaz de dominar metodologias e conceitos-base nos domínios da produção e compreensão da linguagem;
b) seja capaz de reflectir sobre os actuais interfaces da Psicolinguística com outras áreas científicas (nomeadamente a Afasiologia);
c) tenha adquirido conhecimento sobre os principais tipos de modelo de acesso lexical e sobre os factores que o influenciam, bem como sobre diversas patologias ao nível da produção oral.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Introdução:
1.1. Definição do objecto de estudo da Psicolinguística;
1.2. Interfaces com outras áreas científicas/
2. Modelos de produção e compreensão da linguagem;
2.1.Pressupostos dos modelos sequenciais, interactivos e em cascata;
2.2. Componentes de um modelo sequencial: da etapa de conceptualização à etapa de articulação;
2. 3. O acesso lexical;
2.3.1. Definição de ´léxico interno´;
2.3.2. Factores de facilitação de acesso ao léxico;
2.3.3. Modelos de acesso lexical/
3. Psicolinguística e Afasiologia;
3.1. Definição de afasia; quadros clínicos em afasiologia: descrição linguística e anatómica desses quadros;
3.2. Parâmetros diferenciadores dos diferentes tipos de afasia;
3.3. A prova de nomeação por confronto visual: componentes cognitivas implicadas e défices associados;
3.4. Tipologias dos erros parafásicos;
3.5. Perturbações da linguagem oral.
Bibliografia
CALDAS, A C., A herança de Franz Joseph Gall: o cérebro ao serviço do comportamento humano, Amadora, MacGraw-Hill, 2000;
CARON, J., Précis de Psycholinguistique, Paris, PUF, 1989;
CRYSTAL, D., Clinical Linguistics, London, Whurr Publishers, 1981;
CRYSTAL, D., Introduction to language pathology, London, Whurr Publishers, 1
Método de ensino
Aulas expositivas e trabalho prático de análise de dados. Análise de videos
Método de avaliação
2 frequências farão a média final. Os alunos deverão frequentar70% do número total de aulas, sob prejuízo de não passarem à cadeira.