Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sociolinguística

Código

711131040

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria Sousa Lobo Gonçalves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender os instrumentos teóricos básicos que permitam descrever e analisar os fenómenos sociolinguísticos;
b) caracterizar as diferentes metodologias desenvolvidas no campo da sociolinguística;
c) observar e explicitar aspectos sociolinguísticos decorrentes das relações
entre língua e sociedade, língua e contexto de uso, língua e identidade;
d) adquirir práticas de análise dos diversos planos do inter-relacionamento da língua com os contextos sociais do seu uso;
e) aplicar os conhecimentos adquiridos à análise do uso linguístico dos falantes de português.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Conceitos teóricos e metodológicos:
1.1. falantes e comunidades;
1.2. variedades e variantes;
1.3. línguas nacionais e línguas oficiais;
1.4. bilinguismo e multilinguismo;
1.5. língua padrão e dialectos;
2. Língua e contextos de uso:
2.1. registos,
2.2. diglossia,
2.3. code-switching;
3. Língua e sociedade:
3.1. dialectos sociais;
3.2. variáveis sociais e variáveis linguísticas;
3.3. estudos quantitativos; discussão de alguns estudos;
4. Língua e identidade social:
4.1. diferenciação pelo sexo;
4.2. fórmulas de tratamento – poder e solidariedade

Bibliografia

GIGLIOLI, P.P. (ed.), Language and social context, Harmondsworth, Penguin, 1972. BOLINGER, D., Language: The Loaded Weapon. The Use and Abuse of Language Today, London/New York, Longman, 1980.
BAUGH, John & Joel SHERZER (eds.), Language in Use Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice-Hall, Inc., 1984
HUDSON, R.A., Sociolinguistics, Cambridge, Cambridge University Press, 1985
FASOLD, R., The sociolinguistics of language, Oxford, Blackwell, 1990

Método de ensino

Aulas expositivas (60%), aulas práticas de discussão e análise de textos orais e escritos,
apresentação e discussão de trabalhos individuais(40%).

Método de avaliação

Dois testes presenciais: intermédio (30%) e final (40%); um trabalho individual escrito (8 a 10 páginas) com apresentação oral na aula (30%).

Cursos