
Bases de Análise Linguística
Código
711131044
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular, de caráter essencialmente prático, tem como finalidade desenvolver: a) a capacidade de adotar uma atitude descritiva e não normativa perante as línguas; b) a capacidade de identificar regularidades num sistema linguístico; c) a capacidade de isolar unidades linguísticas e suas variantes em cada nível de análise; d) a capacidade de recorrer à introspeção para explicitar o conhecimento da língua.
No final da unidade curricular, os alunos deverão:
a) saber distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística
b) saber identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as unidades de análise em cada componente
c) saber identificar diferentes categorias gramaticais e distinguir categoria de função
d) conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a identificação de unidades linguísticas de vários níveis
e) saber constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística
f) ter desenvolvido a capacidade de observar e comparar diferentes sistemas linguísticos
g) saber explicitar quais as sequências linguísticas possíveis e impossíveis em línguas que dominam
h) ser capazes de retirar conclusões através da manipulação de dados linguísticos
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. O conhecimento da língua: a língua enquanto sistema e os níveis de análise linguística.
2. A análise linguística: diferentes perspetivas metodológicas.
3. Os sons das línguas e estrutura sonora.
4. As palavras.
4.1. Classes abertas e classes fechadas de palavras.
4.2. Critérios para identificação de classes e subclasses de palavras.
4.3. Caracterização de classes de palavras: nomes, determinantes, quantificadores, adjetivos, verbos, advérbios e preposições.
5. As palavras na frase: ordem de palavras e relações entre palavras.
5.1. Os constituintes imediatos e não-imediatos de frase; testes empíricos de validação de constituintes.
5.2 Predicados e seleção argumental.
5.3. Identificação de funções sintáticas.
5.4. Frases e orações: frases simples e frases complexas. Coordenação e subordinação.
5.5. Ordem de palavras: análise de semelhanças e diferenças entre línguas.
Bibliografia
Cunha, Celso & Luis Filipe Lindley Cintra (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André (2008) Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Fromkin, Victoria, Rodney Rodman & Nina Hyams (2003) An Introduction to Language. Thomson & Wadsworth, 8ª ed.
Mateus, Maria Helena Mira et al (2003) Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 5ª ed.
Método de ensino
a) Aulas expositivas;
b) Aulas práticas: exercícios de aplicação, resolução de problemas;
c) Resolução de problemas em casa;
d) Pequenos trabalhos de descrição e de síntese.
Método de avaliação
a) Realização de três fichas não presenciais de resolução de problemas (20%).
b) Elaboração de um trabalho escrito sobre um dos tópicos do programa (30%).
c) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria leccionada (50%).