
Práticas Textuais
Código
711131045
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Constitui objectivo desta unidade curricular exercitar a especificidade das tarefas de leitura e de produção de textos de géneros orais e escritos (como fichas de leitura, resumos, relatórios, recensões, ensaios curtos, exposições orais), com vista a desempenhos eficazes no que diz respeito à construção e comunicação de saberes, em contexto académico-científico. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) reconhecer a especificidade das práticas textuais em função do tipo de actividade em que se inserem;
b) usar recursos metacognitivos susceptíveis de facilitarem a selecção e a utilização de estratégias adequadas à situação de produção em causa;
c) identificar e manipular mecanismos linguísticos responsáveis pela organização textual e pela marcação das responsabilidades enunciativas;
d) reconhecer regularidades relativas à organização textual e às responsabilidades enunciativas, em diferentes géneros de texto;
e) distinguir as actividades de paráfrase, resumo e comentário;
f) integrar adequadamente as actividades de paráfrase, resumo e comentário em textos de géneros diferentes.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Relação entre actividades, textos e géneros de texto. O caso específico da actividade académica e científica: estatuto sócio-subjectivo dos interlocutores e finalidades de comunicação.
2. Estratégias de leitura; relação entre estratégia de leitura, situação de produção e género de texto.
3. Identificação e descrição de mecanismos linguísticos responsáveis pela organização textual e pela marcação de responsabilidades enunciativas em diferentes géneros.
4. As actividades de paráfrase, resumo e comentário: relações intertextuais e metatextuais; posicionamentos enunciativos. Estatuto de paráfrases, resumos e comentários: textos e elementos de composição dos textos.
Bibliografia
ALVES, Marisa, Géneros escolares e construção do saber: o caso dos apontamentos, in Actas do 6º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2005, Publicação em CD-Rom;
COUTINHO, Maria Antónia, A ordem do expor em géneros académicos do português europeu contemporâneo, in Calidoscópio 2 (2), (Unisinos, Brasil), 2004, pp. 9-15;
FONSECA, Fernanda Irene, Deixis e pragmática linguística, In Faria, Isabel Hub et alii, Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1996, pp. 437-445;
MACHADO, Anna Rachel et alii, Resenha, São Paulo, Parábola Editores;
MARCUSCHI, Luiz António, Da fala para a escrita: atividades de retextualização, São Paulo, Editora Cortez, 2001.
Método de ensino
Aulas teóricas e aulas práticas (apresentação e discussão de trabalhos de grupo, apresentação e discussão de trabalhos práticos, workshops); actividades orientadas
Método de avaliação
A avaliação incidirá sobre os itens seguintes:
- exercícios práticos em situação de aula e em casa (será tida em conta a progressão, ao longo de eventuais versões dos trabalhos) 30%
- redacção de um (pequeno) trabalho escrito, presencial - 50%
- exposição oral (sobre um tema ou texto a seleccionar) 20%