
Fonética
Código
711131049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
António Henrique Albuquerque Emiliano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende‐se com a presente unidade curricular levar os alunos a:
a) compreender a especifidade do objecto da Fonética e o seu lugar no âmbito da Linguística
b) compreender a natureza abstracta do segmento fonético face às produções linguísticas dos falantes;
c) compreender a constituição do aparelho fonador e o funcionamento de cada um dos seus componentes básicos;
d) dominar as bases da classificação articulatória dos segmentos;
e) saber descrever segmentos fonéticos a partir de uma grelha reduzida de parâmetros
articulatórios;
f) saber classificar segmentos fonéticos a partir de etiquetas articulatórias normalizadas;
g) conhecer a terminologia fonética estabelecida para classificação dos sons da fala;
h) conhecer o inventário fonético do português europeu (língua padrão);
i) dominar critérios gerais de transcrição fonética através do International Phonetic Alphabet (IPA);
j) conhecer as bases de um sistema de traços fonéticos para codificação da informação
fonética numa descrição fonológica;
l) compreender conceitos básicos de Acústica e conhecer as fontes sonoras usadas na
produção da fala;
m) compreender bases e fundamentos da análise espectrográfica dos sons da fala.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A cadeia da fala e o conceito de segmento.
2. Descrição geral do tracto vocal supralaríngeo e seu funcionamento.
3. Parâmetros gerais de taxinomia fonética e sua relevância linguística.
4. Princípios gerais de transcrição fonética de acordo com as convenções e recomendações do International Phonetic Association (IPA).
5. Descrição da fonética segmental do português europeu inventário fonético e prática da transcrição fonética.
6. Introdução à teoria dos traços distintivos.
7. Fonética acústica: noções básicas de Acústica e de teoria acústica da produção de fala.
Bibliografia
ASHBY, Michael / MAIDMENT, John (2005): Introducing Phonetic Science, Cambridge:
Cambridge University Press (Cambridge Introductions to Language and Linguistics).
BALL, Martin J. / RAHILLY, Joan (1999): Phonetics: The Science of Speech, London: Arnold.
EMILIANO, António (2009): Fonética do Português Europeu: Descrição e Transcrição, Lisboa: Guimarães Editores.
LADEFOGED, Peter (2001): Vowels and Consonants: An Introduction to the Sounds of
Language, Oxford: Blackwell Publishers.
LAVER, John (1994): Principles of Phonetics, Cambridge: Cambridge University Press.
MATEUS, Maria Helena / FALÉ, Isabel / FREITAS, Maria João (2005): Fonética e Fonologia do Português, Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
Aulas teóricas (80%).
Aulas práticas (20%): resolução de exercícios e discussão de dúvidas dos alunos.
Método de avaliação
Avaliação presencial: prova de frequência (teste escrito obrigatório), 70% ‐ 100%.
Avaliação não presencial: elaboração de trabalho escrito (opcional), 30%.
A assiduidade não constitui elemento de avaliação.