
Morfologia
Código
711131051
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Maria do Céu Caetano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) conhecer os conceitos básicos e os princípios teóricos fundamentais em morfologia;
b) identificar e descrever os processos da flexão, da derivação e da composição;
c) possuir algumas competências de análise da estrutura interna das palavras complexas;
d) saber distinguir os processos de formação de palavras da criação de palavras.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Introdução: o estudo da morfologia nas perspetivas estruturalista e generativista;
Delimitação das unidades de análise morfológica: morfema, morfe e alomorfe; palavra (simples e complexa), afixo, radical e base;
Critérios de distinção entre flexão e derivação;
Derivação: prefixação; sufixação (sufixos nominais, adjectivais e verbais; sufixação avaliativa); parassíntese; derivação regressiva; conversão;
Representação da estrutura interna das palavras complexas derivadas;
Composição: critérios de delimitação dos compostos; compostos nominais endocêntricos e exocêntricos; compostos neo-clássicos;
Processos de enriquecimento lexical: acronímia, siglação, truncamento, amálgama e empréstimo;
As noções de produtividade e de criatividade; processos produtivos e processos não produtivos;
Bibliografia
ARONOFF, Mark, Word Formation in Generative Grammar, Cambridge (Massachusets), The MIT Press, 1976
BAUER, Laurie, Introducing Linguistic Morphology, Edinburgh, Edinburgh University Press, 2003, 2nd ed.
KATAMBA, Francis, Morphology, London, MacMillan, 1993
MATHEWS, Peter, Morphology. An Introduction to the Theory of Word Structure, Cambridge, Cambridge University Press, 1991, 2nd ed.
SPENCER, Andrew, Morphological Theory. An introduction to word structure in generative grammar, Oxford, Basil Blackwell, 1991
Método de ensino
Apresentação ou explicação de conteúdos pelo docente. Apresentação e discussão de trabalhos de grupo. Apresentação e discussão de trabalhos individuais.
Método de avaliação
Avaliação contínua (2 fichas de aplicação 40% e 1 Frequência 60%).