Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Morfologia

Código

711131051

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria do Céu Caetano

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) conhecer os conceitos básicos e os princípios teóricos fundamentais em morfologia;
b) identificar e descrever os processos da flexão, da derivação e da composição;
c) possuir algumas competências de análise da estrutura interna das palavras complexas;
d) saber distinguir os processos de formação de palavras da criação de palavras.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Introdução: o estudo da morfologia nas perspetivas estruturalista e generativista;
Delimitação das unidades de análise morfológica: morfema, morfe e alomorfe; palavra (simples e complexa), afixo, radical e base;
Critérios de distinção entre flexão e derivação;
Derivação: prefixação; sufixação (sufixos nominais, adjectivais e verbais; sufixação avaliativa); parassíntese; derivação regressiva; conversão;
Representação da estrutura interna das palavras complexas derivadas;
Composição: critérios de delimitação dos compostos; compostos nominais endocêntricos e exocêntricos; compostos neo-clássicos;
Processos de enriquecimento lexical: acronímia, siglação, truncamento, amálgama e empréstimo;
As noções de produtividade e de criatividade; processos produtivos e processos não produtivos;

Bibliografia

ARONOFF, Mark, Word Formation in Generative Grammar, Cambridge (Massachusets), The MIT Press, 1976
BAUER, Laurie, Introducing Linguistic Morphology, Edinburgh, Edinburgh University Press, 2003, 2nd ed.
KATAMBA, Francis, Morphology, London, MacMillan, 1993
MATHEWS, Peter, Morphology. An Introduction to the Theory of Word Structure, Cambridge, Cambridge University Press, 1991, 2nd ed.
SPENCER, Andrew, Morphological Theory. An introduction to word structure in generative grammar, Oxford, Basil Blackwell, 1991

Método de ensino

Apresentação ou explicação de conteúdos pelo docente. Apresentação e discussão de trabalhos de grupo. Apresentação e discussão de trabalhos individuais.

Método de avaliação

Avaliação contínua (2 fichas de aplicação – 40% e 1 Frequência – 60%).

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