
Sintaxe
Código
711131052
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reconhecer a sintaxe como componente autónoma da gramática;
b) Identificar o objeto de estudo da sintaxe.
c) Distinguir forma e função sintáticas, através de validação empírica.
d) Dominar a análise em constituintes como instrumento para a generalização sobre a estrutura das frases.
e) Identificar as relações entre léxico e sintaxe.
f) Reconhecer a tipologia de predicadores verbais.
g) Dominar o movimento como instrumento de análise para relações de dependência na frase simples e complexa.
h) Reconhecer as relações de dependência não-derivacionais
i) Dominar a distribuição e interpretação de categorias nulas.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A língua como objeto de conhecimento;
2. O objeto de estudo da sintaxe.
3. Léxico e sintaxe: subcategorização, seleção semântica e estrutura argumental.
4. Constituintes imediatos e relações gramaticais estrutura e função.
5. Tipologia de predicadores verbais: auxiliares, transitivos predicativos, inergativos, inacusativos e predicativos.
6. Estrutura lexical e funcional.
7. Movimento A- e A-barra: construções interrogativas e relativas. A frase complexa.
8. A teoria da ligação e a sintaxe das categorias nulas.
Bibliografia
Campos, Henriqueta Costa e Maria Francisca Xavier (1991) Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Haegeman, Liliane (1995) Introduction to Government and Binding Theory. Oxford: Blackwell, 2ª ed.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5a edição revista e aumentada).
Radford, Andrew (1988) Transformational Grammar. A First Course. Cambridge University Press.
Raposo, Eduardo (1992) Teoria da Gramática. A Faculdade da Linguagem. Lisboa: Caminho.
Método de ensino
(a) Aulas teóricas
(b) Aulas práticas: resolução de exercícios e resolução de problemas
Método de avaliação
10 trabalhos de casa (20%).
3 fichas presenciais de exercícios de aplicação de conhecimentos (30%).
Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria leccionada (50%).