Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Semântica

Código

711131053

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Clara Nunes Correia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar o objeto de estudo e as diferentes metodologias de análise em semântica;
b) Reconhecer as bases de análise que suportam uma representação semântica das línguas;
c) Identificar os mecanismos adequados que permitem a construção da referência;
d) Analisar dados conducentes à diferenciação de valores e marcadores linguísticos na análise semântica.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Módulo 1: Definição do objeto de estudo da Semântica; domínios da semântica: perspetivas onomasiológica e semasiológica no tratamento de dados
Módulo 2: Contribuição dos filósofos da linguagem para a análise semântica: sentido, referência e denotação
Módulo 3: Os mecanismos da construção da referência; expressões referenciais e expressões predicativas; mecanismos de construção da referência anafórica: anáfora e correferência; anáfora e deixis;
Módulo 4: A construção da significação: os tempos gramaticais e os valores aspetuais; a composicionalidade da categoria aspeto: relação entre predicados, argumentos e adverbiais; os valores de modalidade: modos e classes modais;
Módulo 5: Perspetivas e modelos da análise semântica: interfaces e domínios relacionados.

Bibliografia

CAMPOS, Mª Henriqueta Costa & Mª Francisca Xavier. Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta, 1991.
BINNICK, Robert I. (ed), The Oxford Handbook of Tense and Aspect. Oxford: Oxford University Press, 2012.
MARTINICH, A.l .P. (ed.). The Philosophy of Language. New York/Oxford: Oxford University Press, 1990.
LYONS, John. Semantics. Cambridge: CUP, 1987.
ULLMANN, Stephen, Semântica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, [1964] 1977.

Método de ensino

Exposição oral dos tópicos programáticos (aulas teóricas); aulas práticas centradas na apresentação de textos e de trabalhos.

Método de avaliação

1 teste de avaliação global da matéria (presencial) (40%); 3 minitestes de acordo com os módulos programáticos (15% cada); trabalho autónomo (avaliado a partir de trabalhos individuais e de grupo apresentados na aula; fichas de leitura) (15%).


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