
Análise do Discurso
Código
711131055
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Monção Fernandes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender que a vida em sociedade se processa através de discurso
b) Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da análise do discurso.
c) Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso
d) Exercitar competências de análise dos mecanismos linguístico-discursivos responsáveis pelos diferentes aspectos comunicativos da língua em sociedade.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Memória discursiva e arquivo: A construção histórica do discurso.
Dialogismo e heterogeneidade: de Bakhtine à actualidade.
Vertentes do fenómeno da alteridade discursiva.
Aplicações da Análise do Discurso :
Práticas discursivas escolares;
Práticas discursivas jurídicas;
Práticas discursivas jornalísticas.
Bibliografia
CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. (org)..Dictionnaire dAnalyse du Discours. Paris: Seuil, 2002;
GUILLAUMOU, J. Discours et événement. Lhistoire langagière des concepts, Presses Universitaires de Franche-Comté. 2006
MARILLAUD, P & GAUTHIER, R. (dir). L ?intertextualité, Actes du 24e colloque dAlbi, Toulouse, CALS, 2004
TANNEN, D. et al. Handbook of Discourse Analysis. Oxford & Cambridge, MA: Basil Blackwell, 2001
van DIJK, T. A. Discourse in Society, http://www.discourses.org/
Método de ensino
As aulas procuram alternar a exposição maioritariamente teórica, com análises práticas. Sugere-se a leitura reflexiva de alguns títulos bibliográficos, com apresentação e discussão em aula dos resultados. Ao longo do semestre serão realizadas análises de tipos textuais concretos (escolares, jurídico, jornalísticos), para que os alunos possam ter uma ideia do leque de aplicações da Análise do Discurso.
Método de avaliação
O regime de avaliação é de tipo contínuo, com incidência na valorização do trabalho e esforço individual de cada discente. São feitos pequenos trabalhos semanais, individuais e em grupo, em que se pretende que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos a diferentes tipos de discurso, e um trabalho individual de investigação e aplicação da metodologia adquirida.