Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Língua Portuguesa

Código

711131056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria Teresa Brocardo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Identificar caraterísticas específicas do português relacionando-as com o seu percurso histórico.
b) Caraterizar o português, em função de alguns dos seus traços diferenciadores, contrastivamente com outros sistemas românicos.
c) Descrever as principais mudanças linguísticas determinantes para a diferenciação do português no contexto geral românico e, dentro deste, no contexto hispânico.
d) Relacionar as principais mudanças ocorridas na história da língua com diferentes tipos de fatores condicionantes.
e) Adquirir competências básicas de análise de diferentes tipos de textos, relativos a diferentes períodos, com vista à sua exploração como fontes para a história da língua.
f) Relacionar aspetos da variação observável no português contemporâneo com o percurso histórico da língua.
g) Conhecer e apreciar criticamente algumas propostas interpretativas de aspetos da história da língua (periodização, relevância de fatores não linguísticos, entre outras).

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

i. Do latim ao português
Do latim às línguas românicas - continuidade e divergência. Mudanças panromânicas e mudanças individualizadoras. Mudanças linguísticas e fatores não linguísticos – a diferenciação decisiva do português.
ii. A passagem à escrita
‘Nascimento’ da língua e emergência da ‘scripta’. Questões relativas à transição da escrita em latim para a escrita em português.
iii. O português da época medieval
Exploração linguística da documentação remanescente (sécs. XIII a XV).
Identificação de traços definidores do português antigo. Mudanças concluídas ou em expansão no século XV.
Questões de periodização.
iv. O português atual numa perspetiva histórica
A variação dialetal do português europeu e a sua relação com mudanças ocorridas na história da língua (períodos clássico e moderno).
Unidade e variação. Variedades e normas. Unilinguismo e multilinguismo.
O português do Brasil— principais traços diferenciadores das normas brasileira e portuguesa explicáveis diacronicamente.

Bibliografia

Alkire, T. & Rosen, C. (2010). Romance languages. A historical introduction. Cambridge: CUP
Brocardo, M. T. (2014). Tópicos de história da língua portuguesa. Lisboa: Colibri
Harris, M. & Vincent, N. (eds.). (1988). The Romance Languages. London: Routledge
Herman, J. (2000). Vulgar Latin. University Park – Pennsylvania: Pennsylvania State University Press
Maiden, M., Smith J. C. & Ledgeway, A. (eds) (2010). The Cambridge History of The Romance Languages. Vol. I Structures. Cambridge: Cambridge University Press
Mattos e Silva, R. V. (2008). O português arcaico. Uma aproximação. 2 Vols. Lisboa: IN-CM
Roberts, I. & Kato, M. A. (eds.) (1996). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Homenagem a Fernando Tarallo. Campinas: Editora da UNICAMP
Williams, E. B. (1975). Do latim ao português. Fonologia e morfologia históricas da língua portuguesa (3ªed., trad. port.). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro

Método de ensino

As aulas terão vertentes teóricas e práticas, sendo essencial um acompanhamento regular das actividades lectivas por parte dos estudantes. Além da exposição de conteúdos, haverá apresentação de exemplos, resolução de exercícios, análise de textos-fonte, etc.

Método de avaliação

Pretende-se avaliar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para a sua aplicação na exploração linguística de textos-fonte, produção de comentários críticos de abordagens interpretativas e resolução de exercícios. Elementos de avaliação: 1 teste (75%) e 1 trabalho / exercício não presencial (25%).

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