
Aquisição da Linguagem
Código
711131058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, espera-se que os alunos sejam capazes de:
a) identificar e descrever as principais características de diferentes modelos de aquisição (cognitivista, comportamentalista, inatista);
b) descrever vantagens e desvantagens de diferentes metodologias de recolha e tratamento de dados das produções infantis;
c) descrever propriedades do desenvolvimento fonológico;
d) descrever propriedades do desenvolvimento morfossintático;
e) descrever propriedades do desenvolvimento semântico e pragmático;
f) analisar dados de produções infantis, caracterizando o desenvolvimento linguístico da criança.
Pré-requisitos
É recomendável que o aluno tenha frequentado as disciplinas de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
Conteúdo
1. Abordagens cognitivista, comportamentalista e inatista da aquisição das línguas.
2. Características gerais do processo de aquisição das línguas.
3. Metodologias de acesso a dados das produções infantis: métodos naturalistas e experimentais.
4. Tópicos sobre desenvolvimento fonológico.
5. Tópicos sobre desenvolvimento morfológico e sintático.
6. Tópicos sobre desenvolvimento semântico e pragmático.
Bibliografia
Costa, J. e A. L. Santos. 2003. A falar como os bebés. Lisboa: Editorial Caminho.
Fletcher, Paul & Brian MacWhinney (eds.) 1995. The Handbook of Language Acquisition. Cambridge: Blackwell Publishers.
Guasti, Maria Teresa. 2002. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press.
Lust, B. 2006. Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press.
Lust, B. & C. Foley (eds.) 2004. First Language Acquisition. The essential readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell.
Método de ensino
Aulas teóricas e aulas práticas: análise de dados infantis.
Método de avaliação
Dois testes escritos (60%) e dois trabalhos de análise de produções infantis (40%).