Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Linguística do Texto

Código

711131061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria Antónia Coutinho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Nesta unidade curricular, o principal objectivo de aprendizagem consiste em descrever a organização textual, promovendo um conhecimento explícito relevante em diferentes situações profissionais como o ensino de línguas, a edição de textos ou a redacção de textos especializados (publicitários, jornalísticos, didácticos, entre outros). No final da unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido as competências específicas a seguir discriminadas:
a) Dominar instrumentos adequados para a descrição dos contextos de produção textual (contexto físico e contexto sócio-subjectivo).
b) Manipular instrumentos adequados para a descrição da arquitectura interna dos textos (infraestrutura geral, mecanismos de textualização e mecanismos de responsabilização enunciativa).
c) Analisar a arquitectura interna de textos de géneros diferentes – no interior de um mesmo tipo de actividade ou associados a actividades diversificadas (publicitária, jornalística, didáctica, jurídica, etc.).

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Os textos como objecto de análise linguística:
1.1. Texto, textualidade e boa formação textual.
1.2. Actividades de linguagem, textos e géneros de texto; possibilidades e níveis de boa formação em textos de géneros diferentes.
2. Elementos de caracterização dos géneros
2.1. O contexto de produção textual: parâmetros do contexto físico e parâmetros do contexto socio-subjectivo; articulação entre o contexto de produção e a arquitectura geral dos textos.
2.2. A arquitectura geral dos textos:
2.2.1. Infraestrutura geral: planos de texto, tipos de discurso, sequências prototípicas e outras unidades não tipificadas.
2.2.2. Mecanismos de textualização: processos de marcação / reconhecimento de planos de texto; mecanismos de coesão nominal e verbal.
2.2.3. Mecanismos enunciativos: distribuição de responsabilidades enunciativas e marcação de pontos de vista.

Bibliografia

BRONCKART, Jean-Paul, Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif, Paris, Delachaux et Niestlé, 1997 (trad. port. de Anna Rachel Machado, Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo, São Paulo, EDUC – Editora da PUC-SP, 1999)
COUTINHO, Maria Antónia, Texto(s) e competência textual, Lisboa, FCG-FCT, 2003
MAINGUENEAU, Dominique, Analyser les textes de communication, Paris, Dunod, 1998 (trad. port. de Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha, Análise de textos de comunicação, São Paulo, Cortez Editora, 2001)
MARCUSCHI, Luiz António, Gêneros textuais: definição e funcionalidade, in DIONÍSIO, A. P., A.R. MACHADO & Mª A. BEZERRA (eds.), Géneros textuais e ensino, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2003, pp. 19-36
MIRANDA, Florencia, Cartas de reclamação e respostas institucionais na imprensa: acerca do género e dos mecanismos de responsabilização enunciativa, in Calidoscópio 2 (2), 2004, pp. 17-24.

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas (apresentação e discussão de trabalhos de grupo, apresentação e discussão de trabalhos práticos, workshops); actividades orientadas.

Método de avaliação

Elaboração de um pequeno trabalho escrito (5-10 páginas).
Resposta a uma ficha de aplicação de conhecimentos.
Apresentação em aula de um exercício de análise textual.
Construção de um portfolio ilustrando diferentes possibilidades de relação entre arquitectura interna dos textos, géneros de texto e actividades.

Cursos