
Ordem de Palavras e Interpretação
Código
711131062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como finalidade desenvolver:
a) a capacidade de relacionar diferentes ordens de palavras entre línguas com diferenças paramétricas;
b) a capacidade de compreender a relação entre construções em que há alteração à ordem básica de palavras e padrões de estrutura informacional;
c) a capacidade de dominar os instrumentos de análise que permitem dar conta de construções sintácticas em que há alteração da ordem básica de palavras;
d) a capacidade de ter uma posição crítica relativamente a diferentes propostas teóricas sobre os tópicos estudados.
O aluno deverá:
a) compreender os conceitos de ordem básica e ordens derivadas
b) saber usar diferenças de ordem de advérbios em várias línguas como diagnóstico para a posição do verbo na estrutura da frase
c) saber relacionar alterações à ordem básica de palavras com diferentes padrões de estrutura informacional (estruturas de topicalização e focalização)
d) dominar os instrumentos teóricos fundamentais para a análise dos fenómenos tratados;
e) saber analisar estruturas passivas (pessoais e impessoais), interrogativas, estruturas de subordinação, estruturas clivadas, de topicalização, de focalização de acordo com as hipóteses teóricas apresentadas
f) ser capazes de construir um discurso argumentativo, mostrando a adequação/inadequação de análises relacionadas com os tópicos tratados.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A estrutura da gramática
2. Ordem básica e ordens derivadas
3. Estruturas com ordens derivadas
3.1. tipologia de movimentos
3.2. restrições sobre o movimento
3.3. análise de estruturas:
3.3.1. contruções passivas pessoais e impessoais
3.3.2. estruturas de elevação
3.3.3. orações interrogativas parciais e totais
3.3.4. orações relativas
4. Ordem de palavras e estrutura informacional
4.1. estruturas com sujeitos pós-verbais
4.2. estruturas de topicalização
4.3. estruturas de focalização
Bibliografia
CULICOVER, Peter W., Principles and Parameters: An Introduction to the Theory of Government and Binding and Its Extensions, Oxford, Oxford University Press, 1997
RAPOSO, Eduardo, Teoria da Gramática. A Faculdade da Linguagem, Lisboa, Editorial Caminho, 1992
HAEGEMAN, Liliane, Introduction to Government and Binding Theory, Oxford, Blackwell, 1994, 2ª edição
MATEUS, Maria Helena et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003, 5ª edição.
ROBERTS, Ian, Comparative Syntax, Oxford, Blackwell, 1996
Método de ensino
Aulas expositivas;
Aulas práticas: resolução de problemas, apresentação e discussão de artigos, análise de estruturas;
Resolução de problemas em casa.
Método de avaliação
4 fichas de resolução de problemas (20%)
2 testes escritos presenciais (80%)
Participação na aula: discussão de leituras, sistematização de problemas.