Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Terminologia

Código

711131066

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender a evolução da ciência terminológica;
b) Relacionar fenómenos de língua geral e de língua de especialidade
c) Apreender estruturas terminológicas em contexto de especialidade
d) Analisar e descrever unidades terminológicas
e) Adquirir metodologias para a realização de produtos terminográficos

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Terminologia: definição;
2. Conceitos de língua de especialidade e de língua corrente;
3. Terminologia textual;
3.1. o texto de especialidade;
3.2. o contexto em terminologia;
4. A unidade terminológica;
4.1. Denominação;
4.2. Conceito;
4.3. Relações entre denominação e conceito;
4.4. Univocidade e monorreferencialidade;
5. Semântica terminológica;
5.1. A criatividade lexical espontânea: a neologia;
5.2. A criatividade lexical motivada: a neonímia;
6. Normalização e harmonização;
7. Aspectos de socioterminologia.

Bibliografia

BOURIGAULT, D., M. SLOZDIAN, Pour une terminologie textuelle, in Terminologies Nouvelles, Nº 19, Bruxelles, Revue coédité par l’Agence de la Francophonie et Communauté française de Belgique, 1999, pp. 29 – 32
DEPECKER, L., Entre signe et concept. Éléments de terminologie générale, Paris, Presses Sorbonne Nouvelle, 2002
FELBER, H., Terminology Manual, Paris, Unesco – Infoterm, 1984
GAUDIN, F., Pour une Socioterminologie, Des problèmes sématiques aux pratiques institutionnelles, Rouen, Publications de l’Université de Rouen, 1993
THOIRON, Ph., P. ARNAUD, H. BEJOINT, C.P. BOISSON, Notion d’ «archi-concept» et dénomination», in Méta, Numéro spécial (La Dénomination), vol. 41, nº 4, Montréal, PUM, 1996, pp. 512 – 524

Método de ensino

Exposição teórica
Apresentação e discussão de trabalhos individuais
Apresentação e discussão de trabalhos de grupo

Método de avaliação

Exercícios de aplicação da matéria dada (20%); apresentação oral individual de um artigo científico (30%); um teste escrito sobre a globalidade da matéria (50%).

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