
Gramática do Português
Código
711131067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
António Henrique Albuquerque Emiliano, Clara Nunes Correia, Helena Topa Valentim, Maria do Céu Caetano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar e caracterizar as diferentes componentes da gramática;
b) Descrever as características essenciais dos sons, das palavras, das frases, dos enunciados e dos textos do Português;
c) Dar conta, através da análise de dados observáveis, do funcionamento do Português
d) Identificar e descrever propriedades distintivas da gramática do Português.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Gramática e gramáticas: a. as gramáticas do português: perspetivas e modelos; b. as partes da Gramática e níveis de análise gramatical; c. norma padrão e variedades do Português;
2. Fonética e fonologia do português: a. classificação articulatória dos sons; b. processos fonológicos; c. prosódia e a estrutura da sílaba.
3. O estudo das palavras: a. organização do léxico; b. derivação, composição e flexão ; c. relações semânticas no léxico; 4. Sintaxe: estrutura frásica e relações gramaticais: a. classes de palavras; b. tipologia de frases e construções sintáticas; 5. Propriedades semânticas: mecanismos de referência e de predicação; a. expressões referenciais; b. anáfora e deixis; c. a construção da referência verbal: tempo, aspeto e modalidade
6. Pragmática linguística: os atos de fala;
7. Tópicos de gramática do Português - casos de estudo.
Bibliografia
BROCARDO, Mª Teresa (2014). Tópicos de História da Língua Portuguesa. Lisboa: Colibri.
CAMPOS, Mª Henriqueta Costa & Mª Francisca Xavier (1991). Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
CUNHA, Celso & Luis Filipe Lindley CINTRA (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
MATEUS, Mª Helena Mira et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
MATEUS, Mª Helena Mira et al. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
RAPOSO, Eduardo et al. (orgs) (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VILLALVA, Alina (2008). Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
Esta UC caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada de aulas práticas e de aulas de exposição (teóricas). No início do semestre os estudantes ficarão com essa informação disponível. Como avaliação de conhecimentos, prevê-se a realização de provas presenciais (3) (minitestes), com o objetivo de verificação da aprendizagem dos diferentes módulos programáticos. Estas provas terão a ponderação de 45% no total da avaliação da UC. Simultaneamente propor-se-á a realização de trabalhos autónomos (com caráter não obrigatório) que servirão como suporte ao trabalho desenvolvido em aula.
Método de avaliação
A ponderação dos trabalhos realizados será de 15% da nota final. Finalmente propor-se-á a realização de uma frequência final, cuja ponderação será de 40%.