
Linguística Portuguesa
Código
711131069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Monção Fernandes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende‐se com a presente unidade curricular levar os alunos a:
a) reflectir sobre conceitos, métodos, perspectivas e objectivos da Linguística Geral e sua aplicação à Linguística do Português;
b) caracterizar as principais variedades do Português europeu contemporâneo;
c) descrever aspectos marcantes do Português europeu, ao nível da fonética segmental, fonologia, morfologia, sintaxe e enunciação;
d) aplicar os seus conhecimentos na análise de corpora diversificados do Português europeu.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Linguagem e Comunicação unidades, descrição, metodologias
2. Aspectos fonético-fonológicos do português
-segmentos fonológicos
- classificação dos sons
- identificação e distribuição dos sons
- variação do no português
3. Aspectos morfológicos do português
- estrutura morfológica básica
- flexão
- formação de palavras por afixação
- formação de palavras por composição
- recursos não morfológicos de formação
4. Aspectos sináticos do português
- categorias sintáticas
- estrutura da frase e tipos de frase
5. O aparelho formal da enunciação
- deixis
- referência
- modalidade
Bibliografia
Campos, M. H. & Xavier, M. F. (1991). Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, I., Pedro, E. R. & et al. (Orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Mateus, M. H. M. (1990). Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Mateus, M. H. M. et al. (2004). Gramática da Língua Portuguesa. 6ª edição, revista e aumentada. Lisboa: Caminho.
Villalva, A. (2008). Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
Aulas expositivas e aulas práticas terão lugar, utilizando gravações, videos e material escrito (textos seleccionados, transcrição de corpora e fichas de trabalho).
Método de avaliação
A avaliação resultará da média de dois ou três elementos de avaliação: dois testes escritos (obrigatórios) e uma apresentação oral (opcional).