
Introdução aos Estudos Literários
Código
711160000
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Reffóios, Rogério Puga
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer as principais problemáticas dos estudos literários através do estudo de algumas questões essenciais no âmbito da crítica e da teoria literárias;
b) Adquirir informação geral sistematizada e historicamente organizada sobre as problemáticas constantes do programa de estudo;
c) Conhecer abordagens críticas e esquemas conceptuais relevantes no contexto dos estudos literários;
d) Alcançar a capacidade de reflexão crítica sobre o texto literário através da prática do comentário e da análise.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. O que poderá ser a literatura? O Conceito de Literatura e o Sistema Semiótico Literário
1.1. Literatura e Literariedade;
1.2. Memória literária;
1.3. Cânone e Transgressão.
2.Os Géneros Literários:
2.1. Modos e Géneros literários;
2.3.O Drama e o espectáculo teatral.
3.A Evolução Literária e os períodos literários: tradição e vanguarda
4.O texto poético:
4.1. Retórica do texto poético;
4.2. A emergência do sujeito;
4.3. A imagem;
4.4. Imaginação e fantasia.
5.O texto narrativo:
5.1. Categorias da narrativa;
5.2. A personagem;
5.3. O enredo: narração e descrição;
5.4. A questão da representação literária;
5.5. O diálogo inter-artes.
Bibliografia
Aguiar e Silva, V. (1990). Teoria e Metodologia Literárias. Lisboa: Universidade Aberta.
Aristóteles. (1990). Poética. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Júdice, N. (2010). ABC da Crítica. Lisboa: D. Quixote.
Rodrigues Lopes, S. (2006). A Anomalia Poética. Lisboa: Vendaval.
REIS, C. (1994). O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. Coimbra: Livraria Almedina.
URL: http://www.edtl.com.pt/
Método de ensino
Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pelos docentes, a exposição de conteúdos teóricos e as aulas práticas, que serão, em grande parte, dinamizadas pelos estudantes, com recurso a bases de dados e sítios especializados na web, bem como à plataforma Moodle. Exposição teórica das principais questões do programa e aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos; supervisão tutorial.
Os estudantes são avaliados através de duas provas escritas individuais, realizadas na aula, nas quais deverão comprovar o conhecimento aprofundado dos pontos do programa e a sua competência no campo da análise crítica das obras de leitura obrigatória, em toda a sua coerência e globalidade.
Aulas Teóricas: 70%; Aulas Práticas: 30%.
Método de avaliação
Duas provas escritas presenciais (frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas (80%). Assiduidade e participação nas aulas práticas (20%).
Cursos
- Estudos Portugueses e Ingleses
- Estudos Franceses e Alemães
- Estudos Portugueses e Franceses
- Estudos Alemães
- Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Estudos Espanhóis e Alemães
- Estudos Franceses e Espanhóis
- Estudos Franceses
- Estudos Ingleses e Alemães
- Estudos Espanhóis
- Estudos Portugueses e Espanhóis
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- Estudos Ingleses e Franceses
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