
Comunicação Intercultural
Código
722001027
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Reflectir teoricamente sobre as normas e os padrões que regem as práticas comunicativas tomando-os como culturalmente determinados e elementos fundamentais no entendimento dos processos de (re)construção identitária.
2. Perspectivar os processos discursivos como construções de auto-representação e representação do \"outro\".
3. Discutir, no contexto da contemporaneidade, a pluralidade de produções, recepções, leituras e apropriações que regem e medeiam os protocolos de relacionamento entre indivíduos.
4. Avaliar o papel dos media enquanto agentes de coesão, suporte e/ou de exclusão e demarcação identitária por parte das diferentes comunidades migrantes existentes em Portugal.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. As origens sociológicas do conceito de comunicação.
2. Os terrenos da produção e difusão da comunicação intercultural: agentes, suportes e conteúdos.
3. Comunicação, cultura e comunicação intercultural: perspectivas e leituras.
4. Visibilidades e Invisibilidades: estratégias de afirmação e/ou de ocultação identitária no espaço público.
5. As perspectivas da produção e as perspectivas da recepção. (Des)encontros, negociações, consumos e apropriações.
6. As diferentes escalas de produção e recepção: porosidades contemporâneas entre o global e o local.
7. Mediatização dos fenómenos migratórios e da etnicidade. Os discursos sobre o outro: representações e discursos dominantes.
8. A migração e a etnicidade auto-mediatizada: minority media ou as vozes periféricas.
9. Novos espaços e comunidades virtuais: o ciberespaço e as migrações contemporâneas.
Bibliografia
Askew, K., R. Wilk (eds) (2002) The Anthropology of Media: a reader, Massachusetts/Oxford, Blackwell.
Downing, J., C. Husband (2005) Research on racism, ethnicity and media, in Downing, J., Husband, C., Representing Race. Racisms, Ethnicities and Media, London, Sage, pp. 25-59.
Ginsburg, F., L. Abu-Lughod and B. Larkin (eds) (2002) Media Worlds, Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press.
Silverstone, R., Hirsch, E. (eds.) (1994) Consuming Technologies: Media and Information in Domestic Space, London, Routledge.
Riggins, S. (1992) Ethnic Minority Media. An International Perspective, Newbury Park/London/New Delhi, Sage.
Sreberny-Mohammadi, A., Mohammadi, A. (1994) Small Media, Big Revolution. Communication, Culture and the Iranian Revolution, Minneapolis/London, University of Minnesota Press, pp 3-40.
Método de ensino
As sessões do mestrado apresentam uma composição mista: sessões inteiramente expositivas, da responsabilidade dos docentes; sessões que combinam exposições do docente (primeira parte da sessão) com exposições dos alunos sobre as várias temáticas do programa. Com esta metodologia espera-se promover e intensificar a participação e o debate crítico nas sessões, convidando os alunos a envolverem-se activamente na preparação dos temas propostos.
Método de avaliação
A avaliação tem três momentos:
1º momento: trabalho individual ou em grupo (duas pessoas) presentação na aula 20% (15 a 20 minutos).
2º momento: trabalho grupo (relatório escrito da apresentação) 20% (700 palavras).
3º momento: trabalho individual escrito (temática do interesse do aluno) 60% (1500 palavras).