
Antropologia do Desenvolvimento
Código
722001050
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Debater criticamente as diferentes perspectivas teóricas em torno da problemática do desenvolvimento;
Caracterizar a problemática do desenvolvimento na óptica da Antropologia;
Incentivar o debate de ideias em torno dos discursos e das práticas desenvolvimentalistas;
Contextualizar os impactos das políticas e das práticas do desenvolvimento a nível local, nacional, regional e global;
Promover competências teóricas e metodológicas em torno da intervenção dos antropólogos no planeamento e na avaliação de projectos de desenvolvimento
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Conceitos e teorias do desenvolvimento;
Narrativas em torno da cooperação e do desenvolvimento;
Discursos e práticas de organizações ligadas ao desenvolvimento;
Dinâmicas de desenvolvimento e o papel das elites políticas e económicas;
Participação de antropólogos no planeamento e gestão de projectos de desenvolvimento
Bibliografia
ESCOBAR, A. (1991) Anthropology and the development encounter: The making and marketing of development Anthropology, American Ethnologist, Vol. 18, No. 4, 658-682.
HOBEN, A. (1982) Anthropologists and development, Annual Review of Anthropology, Vol. 11, pp. 349-375.
MILANDO, J, (2005) Cooperação sem Desenvolvimento, Lisboa, ICS Instituto de Ciências Sociais.
STIRRAT, R. (2000) Cultures of consultancy, Critique of Anthropology, Vol. 20(1), 3146.
WATTS, M. (2001) Development ethnographies, Ethnography 2001, 2, pp. 283-300.
Método de ensino
Os seminários assentam na leitura dos textos recomendados para cada sessão por todos os estudantes e a discussão dos temas propostos.
Método de avaliação
Participação nos seminários através da discussão de textos com contributos relevantes nas discussões dos temas propostos (50%). Ensaio escrito com o máximo de 50.000 caracteres utilizando pelo menos quatro referências da bibliografia sugerida para os seminários. (50%).