Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Culturas em Cena e Património

Código

722001052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Professor responsável

Paula Godinho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Desenvolver uma perspectiva crítica da evolução das teorias sociais e culturais sobre os processos de patrimonialização e encenação da cultura
2. Activar conceitos e instrumentos antropológicos para análise e reflexão sobre os os usos políticos e económicos da reificação, mercadorização e exibição da cultura
3. Desenvolver competências para a monitorização dos impactos sociais, culturais e económicos destes processos
4. Desenvolver competências para responder aos desafios éticos, epistemológicos e metodológicos
decorrentes da pesquisa nestes tópicos

Pré-requisitos

Conteúdo

a) Exibição da cultura – performance, parada e monumento.
b) Culturas em cena – dança, teatro, festa e rito
c) Etnografia e outras formas e suportes de display da cultura: filme etnográfico; novos ecrans e culturas virtuais; etnografia e literatura
d) Paisagem cultural e paisagem natural: a natureza como display da cultura
e) Os «complexos exibitionários» - nações e impérios. Os museus e as grandes exposições mundiais;
f) Diferença em cena: culturas juvenis e performance; multiculturalismo e performance cultural; cultura como expressão de classe

Bibliografia

DICKS, Bella, 2003 Culture on Display. The Production of Contemporary Visibility. London: Open University Press and Place. Oxford: New York: Berg.
KIRSCHENBLATT-GIMBLETT, Barbara. 1998. Destination Culture: Tourism, Museums and Heritage.
Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
PHILLIPS, Ruth e STEINER, Christopher B., 1999. Unpacking Culture. Art and Commodity in Colonial and Postcolonial Worlds. Berkeley: University of California Press
URRY, John, 1997 «1995» Consuming Places. London: Routledge

Método de ensino

sessões temáticas de discussão em torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.

Método de avaliação

A avaliação leva em conta a participação/apresentação e discussão de textos (40%) e a apresentação de um ensaio final 60%.

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