
Culturas em Cena e Património
Código
722001052
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Paula Godinho
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Desenvolver uma perspectiva crítica da evolução das teorias sociais e culturais sobre os processos de patrimonialização e encenação da cultura
2. Activar conceitos e instrumentos antropológicos para análise e reflexão sobre os os usos políticos e económicos da reificação, mercadorização e exibição da cultura
3. Desenvolver competências para a monitorização dos impactos sociais, culturais e económicos destes processos
4. Desenvolver competências para responder aos desafios éticos, epistemológicos e metodológicos
decorrentes da pesquisa nestes tópicos
Pré-requisitos
Conteúdo
a) Exibição da cultura performance, parada e monumento.
b) Culturas em cena dança, teatro, festa e rito
c) Etnografia e outras formas e suportes de display da cultura: filme etnográfico; novos ecrans e culturas virtuais; etnografia e literatura
d) Paisagem cultural e paisagem natural: a natureza como display da cultura
e) Os «complexos exibitionários» - nações e impérios. Os museus e as grandes exposições mundiais;
f) Diferença em cena: culturas juvenis e performance; multiculturalismo e performance cultural; cultura como expressão de classe
Bibliografia
DICKS, Bella, 2003 Culture on Display. The Production of Contemporary Visibility. London: Open University Press and Place. Oxford: New York: Berg.
KIRSCHENBLATT-GIMBLETT, Barbara. 1998. Destination Culture: Tourism, Museums and Heritage.
Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
PHILLIPS, Ruth e STEINER, Christopher B., 1999. Unpacking Culture. Art and Commodity in Colonial and Postcolonial Worlds. Berkeley: University of California Press
URRY, John, 1997 «1995» Consuming Places. London: Routledge
Método de ensino
sessões temáticas de discussão em torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.
Método de avaliação
A avaliação leva em conta a participação/apresentação e discussão de textos (40%) e a apresentação de um ensaio final 60%.