
Antropologia e Performance
Código
722001053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os temas e paradigmas principais associados à Antropologia e Performance;
OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de realidades, processos e agentes sociais neste âmbito, através das sessões expositivas, do visionamento de filmes e da leitura crítica da bibliografia
OA3. Capacitar para trabalhar individualmente ou em equipa, e para comunicar oralmente e por escrito.
OA4. Objetivar o saber pela participação em trabalhos de terreno
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
CP1. Antropologia e performance: constituição de um campo disciplinar. Questões teórico-metodológicas.
CP2. Agir, atuar, exibir: a ação como atuação. Sociedades e o papel da fantasia. Entre o passado e a história, num tempo de presentismos. Memória e performance: o saber-fazer. Passagem do numinoso ao mercantil
CP3. Realidades performativas. O trabalho e a fantasia: registo público e registo escondido. Aspetos performativos da vida quotidiana: as interações sociais como atuações. Festas «tradicionais» ou festas contemporâneas? Ritos de passagem. Dos artistas enquanto performers. Da política e suas performances
CP 4. Os agentes e as performances. Agentes ou atores? As comunidades e os coletivos. «Cultura popular» e «cultura de massas». Estudos de caso
Bibliografia
BOISSEVAIN, Jeremy, ed. (1992) Revitalizing European Rituals, London, Routledge.
DEBORD, Guy (2006) A sociedade do espectáculo, Cascais, Edições Antipáticas.
GODINHO, Paula (2010) Festas de Inverno no Nordeste de Portugal Património, mercantilização e aporias da «cultura popular», Castro Verde, 100Luz.
GOFFMAN, Erving (1993) A apresentação do eu na vida de todos os dias, Lisboa, Relógio d´Água.
RAPOSO, Paulo (2010) Por Detrás da Máscara Ensaio de Antropologia da Performance sobre os Caretos
de Podence, Lisboa, IMC.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (1983) The invention of tradition, Cambridge, CUP.
MANNING, Frank E., ed. (1983) The Celebration of Society - Perspectives on Contempora ry Cultural Performance, Bowling Green, Bowling Green University Popular Press.
SCHECHNER, Richard (2005) Performance Theory (edição ampliada de \"Essays on Performance Theory\", 1977, 1988), Routledge, NY & London.
TURNER, Victor (1986) The Anthropology of Performance, New York, PAJ Publications
Método de ensino
As aulas dividem-se em aulas teóricas (apresentadas pela docente e convidados) e teórico-práticas, com debates a partir do visionamento de filmes;
Ao longo do semestre lectivo, o/a estudante deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC, em conformidade com os objectivos de aprendizagem definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise de textos e filmes, seguidos de discussão
3. Activas, com realização de trabalho de terreno dirigido pela docente, apresentações individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Método de avaliação
Avaliação: apresentação de um texto (25%), assiduidade e participação (15%) e um ensaio escrito (60%).