
O(s) Público(s) e os Media
Código
722001110
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Analisar a relação dos públicos com os media, nos seus vários suportes.
2. Contextualizar a forma como os receptores das mensagens mediáticas são perspectivados do ponto de vista das teorias da comunicação.
3. Delimitar o conceito de público, em oposição ou conjugação com outras noções, bem como examinar a forma como os media, em particular o campo do jornalismo, percepcionam os seus destinatários.
4. Fazer uma abordagem geral do terreno da recepção, através da análise e discussão de estudos que se enquadram nesta área.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Introdução: Os media e os seus receptores uma breve perspectiva geral a partir das teorias da comunicação.
2. Públicos exploração do conceito e perspectivas teóricas.
2.1. Espectador, Multidão, Comunidade, Militante e Testemunha (Daniel Dayan);
2.2. Multidão, Massa e Público;
2.3. Audiência e Público;
2.4. Público ou Públicos?;
2.5. Quase-Públicos e Não-Públicos;
2.6. Passividade e Envolvimento;
2.7. Níveis de Reflexão e Racionalidade.
3. A geração de públicos dentro dos media.
3.1. Acesso e participação nos media convencionais;
3.2. Formatos participativos potenciados pelas novas tecnologias;
3.3. O jornalismo e o(s) seu(s) público(s): percepções e assunções.
4. O Terreno da Recepção
4.1. As três gerações dos estudos de recepção;
4.2. Estratégias metodológicas;
4.3. Exemplos de estudos de recepção. O caso português;
4.4. Planeamento e organização de estudos de recepção.
Bibliografia
ABRANTES, J. C., DAYAN, D. (2006) (org.). Televisão: das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte.
ANG, I. (1991). Desperatly Seeking the Audience. London and New York: Routledge.
BROOKER, W., JERMYN, D. (2003) (eds). The Audiences Studies Reader, London: Routledge.
ESQUENAZI, J. P. (2006). Sociologia dos Públicos. Porto: Porto Editora.
LIVINGSTONE, S. (2005) (ed.). Audiences and Publics: When Cultural Engagement Matters for the Public Sphere. Bristol, UK: Intellect.
Método de ensino
Exposição oral dos conteúdos programáticos do seminário e discussão dos textos de referência indicados, previamente lidos pelos estudantes. Acompanhamento dos trabalhos individuais de pesquisa.
Método de avaliação
Participação activa nas sessões, bem como produção de recensões (e respectiva apresentação oral) de textos da bibliografia (30%). Trabalho final individual teórico/prático (70%), adequado a um tópico do programa, tendo em vista, também, a coadunação com os interesses pessoais e/ou objectivos específicos de cada discente, em termos de projecto/dissertação de mestrado.