
Ciberespaço, Media e Interacção
Código
722011034
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Graça Rocha Simões
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este seminário tem como objectivo de estudo a comunicação mediada pelo computador e redes de computadores. Parte de dois pressupostos analíticos:
a) A mediação dos artefactos técnicos computador e redes é uma componente incontornável do processo de configuração e compreensão da comunicação cibermediada;
b) A incorporação na reflexão proposta de conhecimento sobre as efectivas práticas de utilização ( acção situada ) destes novos media e tecnologias da inteligência é indispensável.
Os conceitos interacção, interface ( e respectivo design ), interactividade e telepresença são centrais na problematização a propor e desenvolver.
O seminário procurará dinamizar trabalhos de investigação sobre comportamentos comunicacionais no ciberespaço que nos desafiam tanto de um ponto de vista epistemológico como metodológico.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
1. Modelo de partida para a compreensão da interacção cibermediada: utilizador, computador/redes, o outro(s)/o mundo
2. Interacção e interacção cibermediada
3. Interface e design: para uma teoria das interfaces
4.. Interactividade e (tele)presença
5. Estudos de caso: a Web
Bibliografia
Castells, Manuel (2002), A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Coyne, Richard (1995), Designing Information Technology in the Postmodern Age. Cambridge(MA): The MIT Press.
Lievrouw, Leah and Livingstone, Sonia (eds.). The Handbook of New Media. London: Sage Publications.
Método de ensino
Apresentação de conteúdos que permitem a compreensão e análise crítica dos principais conceitos; leitura e discussão crítica de textos; momentos de brainstorming em sala de aula; visionamento de plataformas, sites, aplicações na Internet. O objectivo central é contribuir para a capacidade de análise e aplicação integrada por parte dos estudantes dos principais conceitos e quadro teórico à análise de realidades sociais e comunicacionais presentes no ciberespaço.
O método de ensino é: 1) expositivo com desejável participação dos estudantes (60%), 2) experiência de uso de e-sistemas, discussão em grupo e contributos dos estudantes (40%).
Método de avaliação
1)Três trabalhos escritos individuais curtos com apresentação e discussão em sala de aula (30%), o último sobre o tema de trabalho final e estrutura.
2)Um trabalho final escrito e individual (3000-4000 palavras) sobre tema a definir com apresentação final e discussão em sala de aula (70%).