Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciberespaço, Media e Interacção

Código

722011034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Graça Rocha Simões

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Este seminário tem como objectivo de estudo a comunicação mediada pelo computador e redes de computadores. Parte de dois pressupostos analíticos:
a) A mediação dos artefactos técnicos “computador” e “redes” é uma componente incontornável do processo de configuração e compreensão da comunicação cibermediada;
b) A incorporação na reflexão proposta de conhecimento sobre as efectivas práticas de utilização ( acção situada ) destes novos media e “tecnologias da inteligência” é indispensável.
Os conceitos interacção, interface ( e respectivo design ), interactividade e telepresença são centrais na problematização a propor e desenvolver.
O seminário procurará dinamizar trabalhos de investigação sobre comportamentos comunicacionais no ciberespaço que nos desafiam tanto de um ponto de vista epistemológico como metodológico.

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

1. Modelo de partida para a compreensão da interacção cibermediada: utilizador, computador/redes, o outro(s)/o “mundo”
2. Interacção e interacção cibermediada
3. Interface e design: para uma teoria das interfaces
4.. Interactividade e (tele)presença
5. Estudos de caso: a Web

Bibliografia

Castells, Manuel (2002), A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Coyne, Richard (1995), Designing Information Technology in the Postmodern Age. Cambridge(MA): The MIT Press.
Lievrouw, Leah and Livingstone, Sonia (eds.). The Handbook of New Media. London: Sage Publications.

Método de ensino

Apresentação de conteúdos que permitem a compreensão e análise crítica dos principais conceitos; leitura e discussão crítica de textos; momentos de brainstorming em sala de aula; visionamento de plataformas, sites, aplicações na Internet. O objectivo central é contribuir para a capacidade de análise e aplicação integrada por parte dos estudantes dos principais conceitos e quadro teórico à análise de realidades sociais e comunicacionais presentes no ciberespaço.
O método de ensino é: 1) expositivo com desejável participação dos estudantes (60%), 2) experiência de uso de e-sistemas, discussão em grupo e contributos dos estudantes (40%).

Método de avaliação

1)Três trabalhos escritos individuais curtos com apresentação e discussão em sala de aula (30%), o último sobre o tema de trabalho final e estrutura.
2)Um trabalho final escrito e individual (3000-4000 palavras) sobre tema a definir com apresentação final e discussão em sala de aula (70%).

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