Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Comunicação Estratégica e Políticas Públicas

Código

722011037

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Graça Rocha Simões

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aprofundar as questões relativas à comunicação estratégica em ligação com as políticas públicas
Estudar a influência das estratégias de comunicação nos efeitos e impactos das políticas públicas
Desenvolver a análise da envolvente cultural na definição e concretização das estratégias comunicacionais das políticas públicas

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

O papel das políticas públicas e a coesão das sociedades
A comunicação estratégica ao serviço das políticas públicas
A definição dos alvos das políticas e da comunicação
Auditorias dos efeitos das políticas públicas e estudo dos impactos comunicacionais

Bibliografia

Bakir, V. (2006) “Policy Agenda Setting and Risk Communication: Greenpeace, Shell, and Issues of Trust”, In The Harvard International Journal of Press/Politics.
Burstein, P. (2003) “The impact of public opinion on public policy: A review and an agenda”, In Political Research Quarterly.
Graber, D. Ed. (2007) Media Power in Politics, Washington: CQ Press.
Pfetsch, B., Adam, S. and Eschner, B. (2008) “The contribution of the press to Europeanization of public debates: A comparative study of issue salience and conflict
lines of European integration” In Journalism.
Rubim, A. org. (2004) Comunicação e Política. Conceitos e Abordagens, Ed. UNESP/UFBA.
Schlesinger, P. (2009) “Creativity and the Experts: New Labour, Think Tanks, and the Policy Process”, In The International Journal of Press/Politics.

Método de ensino

Estudo do papel das políticas públicas, envolvendo os aspectos conceptuais (60%) e a análise de casos práticos (40%). Análise de estratégias comunicacionais ao serviço de políticas públicas, enquadrando teoricamente os casos estudados.
Cada aula é dividida entre a exposição teórica da docente e a apresentação e discussão de trabalhos (teóricos e práticos) dos alunos. O objectivo deste tipo de abordagem é promover a reflexão crítica sobre os temas.

Método de avaliação

Cursos