Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estratégias Argumentativas

Código

722011050

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

a) Analisar os argumentos, destacando o tipo de esquema argumentativo utilizado para sustentar uma conclusão;
b) Avaliar o peso probatório de um argumento;
c) Individualizar falácias e contra argumentos fracos ou enganosos.

Competências transferíveis:
Avaliar argumentos; argumentação e capacidade de pensamento crítico.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de lógica.

Conteúdo

1.Introdução. Noções básicas da teoria da argumentação: (Diálogos. A estrutura de um argumento. Argumento e explicação. Rebatendo argumentos e questionamentos).
2. A lógica de argumentos. (Raciocínio dedutivo. Raciocínio indutivo. Raciocínio abdutivo).
3. Falácias formais (erros silogísticos, afirmar o consequente, falácias causais, non sequitur).
4. Raciocínio hipotético (A estrutura de um entimema. O sistema de máximas e esquemas de argumentação).
5. Esquemas de Argumentação (Argumentos de conhecimento e autoridade. Argumento de causa. Argumento do sinal).
6. Argumentos de definição.
7.Redefinições e definições persuasivas.
8. Estratégias Semânticas: Analogia e oposição.
9. Esquemas de argumentação emotivos e falácias.
10.Ethos e raciocínio. (Autorizações num diálogo. Argumento da inconsistência).
11.Falácias de relevância (Boneco de palha. Implorando a questão).
12.Diálogo persuasivo.
13.Raciocínio prático e diálogo de tomada de decisão

Bibliografia

Required Text and Materials:

Douglas Walton (2006). Fundamentals of Critical Argumentation. Cambridge: Cambridge University Press.

Further readings
1.Eemeren, F.H. van, & Grootendorst, R. (2004). A systematic theory of argumentation: The pragma-dialectical approach. Cambridge: Cambridge University Press.
2.Macagno F, Walton D. (2009). Argument from Analogy in Law, the Classical Tradition, and Recent Theories. Philosophy and Rhetoric 42 (2): 154-182

Método de ensino

Explicação dos fundamentos teóricos. Discussão em sala de aula e resposta a dúvidas. Exercícios focados no conteúdo da disciplina resolvidos em sala de aula.
Correção de exercícios individuais na sala de aula. Esclarecimento de dúvidas.

Método de avaliação

1. Teste escrito que consiste em duas partes: questões teóricas (aberto), exercícios sobre os assuntos da primeira parte do seminário.
2. Exame final consiste numa análise por escrito de um discurso político ou uma campanha comercial.

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