Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Gestão de Imagem

Código

722011054

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Rogério Ferreira de Andrade

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Após a frequência da cadeira, deseja-se que os alunos se sintam capacitados para:
a) Compreender a extensão e o valor funcional dos processos de visibilidade/reconhecimento nas sociedades actuais (imagem, reputação, celebridade);
b) Articular as práticas de imagem estratégica com o campo dos media e dos novos media;
c) Situar os estudos de imagem no universo da comunicação das organizações e dos estudos organizacionais;
d) Conhecer e reflectir sobre diferentes perspectivas teóricas no estudo da imagem estratégica;
e) Demonstrar capacidade de aplicação de metodologias/técnicas na construção e gestão de sistemas de imagem.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

As imagens públicas estrategicamente geridas são o resultado de operações de sentido mais ou menos elaboradas que as pessoas e as organizações levam a efeito para comunicarem a sua identidade e a identidade dos seus projectos ou negócios. No seminário estudaremos com detalhe essas operações de construção e gestão do sentido, bem como as estruturas, as operatórias e os meios de comunicação que as suportam. As erosões e os colapsos de imagens também serão avaliados enquanto quebra de \"contrato de confiança\" com stakeholders, implicando custos para as pessoas, para as organizações e para as suas, por vezes, dispendiosas imagens. Apresentaremos diversos estudos de caso.
Tópicos específicos a desenvolver nas sessões:
1. Imagens institucionais de pessoas e de organizações
2. Aspectos económicos e jurídicos associados às imagens públicas
3. Contributos teóricos para os estudos de imagem
4. Metodologias de construção e gestão de um sistema de imagem
5. Vulnerabilidades, erosões e colapsos de imagem
6. Processos preventivos e reparadores: auditoria e consultoria
7. Estudo de casos (transversal aos restantes tópicos).

Bibliografia

ARGENTI, Paul A.; BARNES, Courtney M. (2009), Digital strategies for powerful corporate communications, McGraw-Hill ;
SCHULTZ, Majken; HATCH, Mary Jo; LARSEN, Mogens H. (2000) (eds), The expressive organization: Linking identity, reputation and the corporate brand, Oxford University Press;
CAPRIOTTI, Paul (1999), Planificación estratégica de la imagen corporativa, Barcelona: Ariel;
FOMBRUN, Charles (1996), Reputation: Realizing value from the corporate image, Harvard Business School Press;
WEICK Karl (1995), Sensemaking in organizations, Sage.

Método de ensino

Sessões com carácter expositivo e discussão subsequente;
Sessões práticas para desenvolver temas específicos com envolvimento activo dos participantes;
Acompanhamento de projectos e de pesquisas individuais.

Método de avaliação

Nota de Leitura escrita + Apresentação oral: 30%;
Artigo de Investigação: 60%;
Avaliação presencial (assiduidade, participação nas sessões e qualidade dos contributos): 10%

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