Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Imagens Contemporâneas

Código

722011056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Maria Margarida Godinho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

O programa será estruturada de modo a que os alunos tomem contacto com diferentes formas artísticas que usam a imagem (fotografia, video, cinema) numa perspectiva multidisciplinar e no confronto com as formas não artísticas da imagem. Consideram-se objectivos deste seminário:
a) Conhecer diferentes modos de apropriação de imagem técnica em contexto artístico, no quadro da temática, anualmente escolhida, do seminário;
b) Desenvolver abordagens específicas sobre obras ou corpus de imagens específicos;
c) Desenvolver competências críticas e de análise face a diferentes corpus de imagens numa base comparativa (fotografia, cinema, vídeo);
d) Ser capaz de utilizar conceitos teóricos adequados no contexto das suas abordagens;
e) Construir um visão crítica de algumas produções teóricas modernas e contemporâneas significativas no campo da imagem.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Este curso está estruturado em três tempos. Uma primeira tratará a forma como diferentes teorias da imagem técnica desenvolvem diferentes leituras das imagens, procurando situar essas diferenças numa perspectiva crítica e salientando a forma como cada uma obedece a estratégias específicas para o significado das imagens (fotografia, cinema, vídeo).
Sublinhar-se-á a natureza histórica dos diferentes dispositivos teóricos, sendo a temática central a questão do valor documental da imagem versus a sua «construção». Esta parte ocupará 8 aulas.
Na segunda parte são convidados artistas, fomentando o diálogo entre estes e os participantes do seminário e de permitindo o contacto directo com criadores. Esta parte ocupará 2-3 aulas. A terceira parte do seminário será preenchida com a apresentação dos projectos de trabalho dos alunos, sob a forma de comunicação oral e ocupará 4-5 aulas.

Bibliografia

FRIED, Michael (2008) Why Photography Matters as Art as Never Before. Londres e Yale: Yale University Press.
DOANE, Mary Ann (2002) The Emergence of Cinematic Time: Modernity, Contingency, the Archive. Cambridge, Mass. Harvard University Press
MULVEY, Laura (2006) Death 24x a Second - Stillness and the moving Image. Londres: Reaktion Books.
MEDEIROS, Margarida (2008) (org) Revista de Comunicação e Linguagens, vol 39, Fotografia(s);
TAGG, John (2009) The Disciplinary Frame. Photographics Truths and the Capture of Meaning. Londres e Minnesota, Minnesota University Press.

Método de ensino

A metodologia de ensino consiste na análise e discussão de textos, bem como da análise de obras relacionadas com a temática do programa. Inclui também a presença de artistas para a discussão e contacto com o respectivo trabalho.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre:
1) Assiduidade (10%)
2) Apresentação oral do trabalho (40%).
3) Um trabalho escrito de cerca de 4000 palavras (50%);

Cursos