Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Justiça e Comunicação nas Sociedades Contemporâneas

Código

722011058

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

António Marques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecer as principais teorias e autores com influência determinante nas concepções de justiça das sociedades contemporâneas.
2. Dominar os principais conceitos filosóficos, políticos e jurídicos que estruturam uma teoria da justiça e da comunicação articulada.
3. Aprofundar as principais questões que se apresentam transversalmente no processo de globalização cultural e económica do mundo contemporâneo

Pré-requisitos

Inscrito num Mestrado da FCSH.

Conteúdo

1. Principais características do paradigma liberal clássico, e do contratualismo moderno.
2. A formação contemporânea dos paradigmas neo‐contratualista, neo‐liberal e comunicacional.
3. A Ética Comunicacional contra a comunicação estratégica.
4. A antinomia liberdade versus igualdade e propostas de superação.
5. Estudo e apresentação de casos actuais que exemplifiquem os conteúdos do ponto 4.

Bibliografia

John Rawls (1998), Uma Teoria da Justiça, Lisboa: Presença
Peter Singer (2004), Um Só Mundo, Lisboa: Gradiva
Robert Alexy (1998), “Justice and Discourse (Discourse Theory and Human Rights)” in Ética e o Futuro da Democracia, ed. J. Lopes Alves, Lisboa: Colibri
Brian Barry (1989), Theories of Justice, Harvester- Wheatshef: Hemel Hampstead
Brian Berry (2005), Why Social Justice Matters, Cambridge: Polity

Método de ensino

O ensino será enquadrado pela forma de “seminário”, o que inclui uma vertente expositiva (50% )e outra em que se exige a intervenção dos alunos (50%), sob diversas formas. Pelo menos estes deverão apresentar uma recensão de um livro, um pequeno ensaio e uma apresentação de um caso da actualidade.

Método de avaliação

A avaliação será feita através da quantidade e qualidade da intervenção nas aulas expositivas e na base das tarefas referenciadas no nº anterior.

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