Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias de Investigação em Estudos dos Media e do Jornalismo

Código

722011063

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Cláudia Guerra Madeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Em termos de aprendizagem:
a).Compreender a necessidade de uma pesquisa multidisciplinar sobre media, realizada no contexto de instituições e processos sociais;
b).Identificar perspectivas metodológicas quantitativas e qualitativas, as suas vantagens e limites;
c)Explorar metodologias de tipo qualitativo, em articulação com Projectos de Investigação em curso
Em termos de competências:
a)Saber recolher, tratar e analisar informação social de tipo qualitativo junto de populações diferenciadas;
b)Adquirir capacidades para proceder a escolhas metodológicas informadas na Dissertação de mestrado.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1.Perspectivas gerais sobre metodologias de pesquisa e a filosofia da investigação científica. A complementaridade das metodologias quantitativas e qualitativas;
2.A pesquisa em Media em curso em projetos de investigação. O enfoque em metodologias qualitativas.
3.Caracterização e exploração no terreno de diferentes metodologias de tipo qualitativo
-Observação etnográfica;
-Entrevistas em profundidade e histórias de vida. Mediagrafias.
4.Tratamento dos dados recolhidos e análises com recurso a instrumentos de apoio à análise.

Bibliografia

MCLEOD, J., & THOMPSON, R. (2009). Researching Social Change. London: Sage.
JENSEN, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research. Qualitative and Quantitative Methodologies (pp. 254-272). London: Routledge.
Rantanen, T. (2005). The media and globalization. London, Sage.
SILVERSTONE, R. (2010). \"Domesticando a domesticação. Reflexões em torno de um conceito.\" Media & Jornalismo 9(1): 9-30.

Método de ensino

Trabalho de seminário. Inicia-se com sessões expositivas, sobre as grandes orientações da pesquisa em media e jornalismo no quadro das ciências sociais e humanas. Seguem-se apresentação e discussão de textos de enquadramento teórico, de leitura obrigatória, apresentando teorias e conceitos centrais para a pesquisa a realizar; discussão das orientações metodológicas para o trabalho de campo em curso, realizado pelos estudantes.
Participação nas sessões e condução no terreno das actividades propostas (40%).
Relatório final na forma de um trabalho escrito de cerca de 4500 a 5000 palavras sobre o trabalho de campo realizado, com discussão crítica dos resultados encontrados (60%). Este trabalho final deve ter a forma de um possível artigo académico a ser publicado em jornal.

Método de avaliação

Participação nas sessões e condução no terreno das actividades propostas (40%).
Relatório final sobre o trabalho de campo realizado, com discussão dos resultados encontrados (60%).




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